sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MENSAGENS SUBLIMINARES





Introdução

Há diversas formas de linguagem e expressão, todas elas procuram de alguma forma comunicar idéias e pensamentos, transferir conhecimento, persuadir, convencer, conscientizar, enfim, para que haja comunicação é necessário haver a linguagem. A mais comum que usamos é a fala, porém, há diversas outras formas de comunicação que são conjugadas com a fala, e assim comunica algo à mente das pessoas. A mídia usa técnicas para fazer as propagandas e insinuar o que querem que o público pense a respeito de determinada questão. No decorrer deste estudo iremos revelar coisas que são importantes para que você não seja mais enganado por “engodos” e mentiras que são sugeridas constantemente pelos meios de comunicação e pessoas com intenções capciosas. Que as advertências aqui descritas não sejam interpretadas como críticas aos meios de comunicação nem a pessoas que usam os sistemas informados aqui, mas o nosso principal objetivo é fazer com que você identifique as informações e idéias escondidas por detrás das sutis informações, reportagens, propagandas e tantas outras informações que circulam pelos meios de comunicação.

Objetivos:
Após este estudo você deverá estar apto a:
1.Definir as formas de comunicação e linguagens.
2.Perceber se uma pessoa está mentindo ou não.
3.Identificar as mensagens subliminares e discernir a boa da má.
4.Entender e saber quando e como pode usar a mensagem subliminar.
5.Saber os tipos de linguagem e expressões úteis para a comunicação.
6.Orientar seus filhos quanto o uso da televisão e Internet.
7.Identificar quando alguém estiver usando a mensagem subliminar para lhe convencer a fazer o que não quer.
8.Conhecer as técnicas dos políticos, religiosos e charlatães e como enganam com suas falácias.
9.Inverter e anular a mensagem subliminar através do conhecimento prévio.
10.Identificar quando uma reportagem é verdadeira ou capciosa.
11.Como vendedores usam a linguagem e persuasão.
12.Como os desenhos animados, programas infantis e novelas transmitem mensagens para as crianças de forma sutil e eficaz.

As formas de comunicação.
Para entender como funciona a persuasão, manipulação e mensagens subliminares é necessário entendermos os princípios da comunicação. Para isso iremos descrever os principais meios e sistemas da comunicação para termos base do que iremos explicar.
Comunicar não é só falar, mas envolve várias atividades, dentre as quais não estamos atentos no dia a dia, mas são eficazes na expressão daquilo que queremos comunicar. É importante analisarmos as formas e meios que usamos ao se comunicar para que tenhamos eficiência na comunicação, fazendo de forma mais perfeita possível.
Há várias formas de comunicação, e para se comunicar usamos a linguagem. A linguagem pode ser verbal – através da fala, ou não verbal – através do corpo físico, gestos, símbolos, atitudes, etc. Sempre que ouvimos alguém falar, é importante olharmos para ele, pois os olhos associam a fala com a linguagem corporal. É importante que entendamos estes princípios, pois ninguém consegue falar perfeitamente de um assunto com propriedade pensando em outro. Sempre que falamos em algo, nosso cérebro transmite ao corpo as sensações de tal coisa, com isso transferimos para o corpo determinados movimentos e gestos peculiares ao que estamos dizendo. Por exemplo, é simples descobrir se uma pessoa responderá uma pergunta sem mentir. Você já percebeu que quando está conversando os seus olhos se movem? Isto faz parte da neurofisiologia. Dependendo da posição para a qual o olho está se movendo, diferentes partes do cérebro estão sendo ativadas. Observe:
·Olhando para cima, você está fazendo imagens.
·Se for para cima e para a direita, está construindo imagens novas.
·Se for para cima e para a esquerda, o cérebro esta recordando imagens.
·Se durante uma conversa com alguém você faz uma pergunta acerca de um fato, e a pessoa ao responder olha para cima e para a direita, estará mentindo, antes mesmo de falar. Fazendo este movimento com os olhos a pessoa está construindo imagens de um fato que ainda não ocorreu. O corpo não mente.
·Quando você mexe os olhos na horizontal, está ativando o campo auditivo, ou seja, seu cérebro está trabalhando com o som.
·Quando olha para baixo e para a esquerda, está conversando com você mesmo.
·Quando olha para baixo e para a direita, está abrindo o canal cinestésico, das emoções e sentimentos (tendo propriecepção, ou seja, a sensação do próprio corpo). A propriecepção é o que lhe faz saber se um dedo de sua mão está aberto ou fechado, mesmo sem olhá-lo.
“Fulano está cabisbaixo”. Esse jeito de falar demonstra que todos sabem que uma pessoa deprimida está sempre olhando para baixo. Não tem jeito de ficar deprimido jogando vôlei, por exemplo. Nos Estados Unidos, assim como em várias cidades brasileiras, funciona uma linha telefônica especial para o atendimento de pessoas deprimidas que decidem se suicidar. Elas telefonam e a pessoa que atende tenta convencê-las a desistir. Geralmente, esta pessoa pergunta: para onde você está olhando? A resposta sempre é: para baixo. Orientando-as a olhar para cima neste momento, quebra-se o impulso do suicídio. É claro que não fica somente nisto, mas um passo decisivo já foi dado, só com os olhos.
Nós experimentamos um acontecimento externo através dos nossos sentidos. Nossa cognição do evento ocorre quando recebemos a informação que vem através do nosso canal de entrada sensorial. São eles:
·visual – o que vemos;
·auditivo – o que ouvimos;
·cinestésico – sensações exteriores como pressão, temperatura, textura, além dos sentimentos (alegria, tristeza, etc.);
·olfativo – o que cheiramos;
·gustativo – o gosto que sentimos.
Nem todas as pessoas têm exatamente as mesmas preferências e habilidades quanto aos estímulos sensoriais. Alguns preferem o canal visual: “ver para crer”. Alguns têm que ouvir: “uma palavra vale mil figuras”. Outros preferem cheirar, degustar e “sentir” o que está acontecendo. Estes fatores são observados e estudados cuidadosamente pelos gerentes de marketing, formadores de opinião, políticos, religiosos, mágicos, psicólogos, publicitários, e por várias pessoas particularmente são usadas técnicas observando os fatores sentidos humanos como chave para desenvolver ou aplicar o que querem.
Não há nada de errado em aplicar algo bom e fazê-lo funcionar usando os sentidos humanos. Porém, é extremamente perigoso o fato de sermos enganados através dos sentidos. Quantas vezes ouvimos uma coisa e entendemos outra! Quantas vezes temos um determinado sentimento ou percepção que, quando tiramos as conclusões, descobrimos que estávamos errados? Os sentidos nos enganam quando não usamos a lógica. Somos constantemente engodados por imagens, sons e mensagens que não é o que parece ser. Entretanto, se fôssemos analisar rigorosamente, as pessoas não nos enganam, nós e que nos enganamos a nós mesmos confiando em nossos sentidos.
Portanto, quando você ver, ouvir ou sentir qualquer coisa através dos seus sentidos, analise tal fato através do raciocínio.
Nós podemos usar e temos necessidade de usar os sentidos no dia a dia para se comunicar, transmitir conhecimentos e idéias. Por exemplo: imagine um casal, ele é visual e ela é auditiva. A mulher diz para o marido: “você não me ama mais”. E ele: “o que você quer dizer com isto? Eu sempre lhe trago flores, comprei-lhe um carro novo...” a mulher lhe diz: Ah! Mas você não diz mais que me ama. Ela é auditiva, quer escutar “eu te amo”. Ele é visual e mostra o seu amor através de presentes. Se a situação fosse inversa, ele diria “eu te amo” e ela responderia: “Mas você nunca mais me trouxe flores”.
Durante uma apresentação, o bom comunicador usa todos os recursos de comunicação: usa slides para agradar aos visuais, fala alto com tonalidades diferentes para atingir os auditivos e se movimenta na sala para satisfazer os cinestésicos. Por outro lado, ao movimentar-se, diferentes áreas do seu próprio cérebro são estimuladas, acompanhando os movimentos e irrigando com mais agilidade as suas idéias. Já deu para perceber que comunicar não é só falar, mas envolve uma série de fatores que contribuem para aperfeiçoar a comunicação.
Através do que esclarecemos aqui, é fácil a pessoa detectar quando alguém está mentindo ou falando a verdade; quando está sendo enganado ou não.


SHAMPOOSEDA1.jpg
Essa mensagem subliminar no shampoo seda é bem difícil de perceber, Juntando 2 rótulos do shampoo seda Control aparece um rosto no centro observe a demonstração acima com isso o shampoo seda entra para a lista de mensagens subliminares


A fala e seus efeitos
É muito importante que analisemos como falamos e como ouvimos o que os outros dizem. Nem sempre o que ouvimos e interpretamos é o que a pessoa quer dizer. Vou dar um exemplo simples de quando falamos algo e pleiteamos a causa de alguém. Observe as várias formas de expressar uma mesma frase com ênfases diferentes:
Eu não disse que ele roubou O DINHEIRO. (o que ele roubou?)
Eu não disse que ele ROUBOU o dinheiro. (o que ele fez com o dinheiro?)
Eu não disse que ELE roubou o dinheiro. (quem roubou o dinheiro?)
Eu não DISSE que ele roubou o dinheiro (o que você disse?)
EU NÃO DISSE que ele roubou o dinheiro (quem disse?)
Mediante as declarações acima, descobrimos que há várias formas de expressar um mesmo caso e de lhe dar várias interpretações. É desta forma que as pessoas capciosas fazem você dizer, fazer e decidir o que elas querem. Com essa técnica trabalham para o bem os psicólogos, psicanalistas, advogados, juízes e outros; porém, é necessário ter o cuidado para não ser enganado por pessoas que usam essas técnicas para causarem prejuízos aos outros e manipularem a mente das pessoas.

PERSUASÃO E MANIPULAÇÃO
Embora as pessoas não percebam, são constantemente persuadidas e manipuladas através de vários sistemas que foram estabelecidos e instalados desde a infância, e pelos comportamentos de reação do ser humano. As técnicas são praticadas pelos mais variados grupos de líderes e intelectuais da sociedade. Entre eles: políticos, líderes religiosos, profissionais, empresários, etc.
Em geral, são usadas técnicas que já estão pré-programadas nas pessoas desde a educação infantil. Temos a facilidade de sermos enganados por causa da indisposição de reagir mediante um plano inédito. O cérebro não usa novidade, ele usa aquilo que já está previamente gravado. É como um computador que, só irá executar determinada tarefa se tiver instalado o programa para tal. Assim também reagimos mediante aquilo que foi introjetado na nossa mente, e isso ao longo dos anos.
Pense comigo: como você aprendeu a dirigir? Os seus olhos ficavam atentos no semáforo, no cruzamento, na marcha que ia passar, no acelerador, no freio, enfim, sua atenção era total, mas depois que aprendeu a dirigir e adquiriu habilidade e confiança, seu cérebro comanda isso quase que automaticamente. Assim também, todas as outras coisas importantes da vida aprendem-se com dificuldade, depois praticamos automaticamente, é aí que mora o perigo! Pensamos que basta aprender uma vez e pronto, mas estamos enganados. É exatamente nesse ponto que o cérebro das pessoas estagnam e não desenvolvem mais, e passam a ser manipulado por outras pessoas conhecedoras das técnicas de persuasão e manipulação.
Pensemos nos comerciais da tv. Como fazem para persuadir que um produto ou serviço é bom e que você precisa dele?
Você já deve ter ouvido falar de alguém que sofreu o golpe do “conto do vigário”. A persuasão e manipulação sempre andam juntas. As pessoas que tentam conseguir algo dos outros, usam meios demagógicos e persuasivos para conquistarem o que querem. A persuasão é usada para manipular os pensamentos e decisões dos outros. Todos temos necessidades pelas quais lutamos. Mas é preciso ter cuidado com os desejos frenéticos da mente. Quando desejamos algo aparecem os “vigaristas” para oferecer supostas soluções. Essas pessoas são especialistas em fazer os outros pensarem como elas querem. Há em nosso cérebro sistemas pelos quais é possível manipular nossa vontade, mas isso não ocorrerá se formos previamente avisados. Informaremos a seguir os tipos de comportamentos e meios pelos quais são introjetados em nossa mente os pensamentos e idéias de outrem.

COMPORTAMENTO AUTOMÁTICO E ATALHOS MENTAIS
Para começar deixe me fazer uma pergunta – uma mulher bonita teria de carregar um baú na estação do metrô. Em quanto tempo ela consegue receber ajuda de alguém? 1 minuto? 2 minutos? Que tal 15 segundos!
A mesma experiência foi realizada no Grand Central Station em New York com uma mulher considerada “normal” (nem feia e nem bonita) com a mesma roupagem e o mesmo baú. Em quanto tempo ela conseguiu chamar atenção para receber ajuda dos pedestres? Acredite ou não, mas, levou mais de 4 minutos!

INJUSTO, INJUSTO, INJUSTO!!!
Porque isto acontece?
Porque somos programados (devo dizer, geneticamente programados) de SUPERESTIMAR pessoas bonitas. Elas podem ser burras, malvadas, arrogantes e com péssima personalidade, mas nos as adoramos e assim elas ganham favores, dinheiro, liderança e poder. Trata-se de um atalho mental. Vamos ver um exemplo que explica os atalhos mentais. Responda bem rápido: quantos dedos tem um homem em suas mãos? Bom.
E em 10 mãos?
Se você é como a maioria das pessoas (e se não é – você ainda pode ser manipulado) ,
a resposta vai ser “10” e “100” , a 1° resposta (10) é perfeitamente correta, e a segunda – completamente errada.
O que aconteceu aqui é um atalho mental (do intelecto, pois existem atalhos mentais genéticos) um dos simples, chamado condicionamento por associação. Um homem – 10 dedos nas mãos. 10 mãos… E então algum espertinho... Um cara vem e arma uma armadilha.
Se você está familiarizado com técnicas de marketing e persuasão, você pode perceber, que nós construímos e usamos instantaneamente uma âncora mental. De qualquer forma, onde está a manipulação?

PENSE EM CERVEJA SCHIN
O que um jovem bonito ou uma jovem bonita bebe? O que? Leite? ! Cai fora!
Nós mostramos um vídeo clip de jovens bonitos e bonitas bebendo Schin e se divertindo. O atalho mental aqui é associar homem ou mulher bonitos com um certo produto ou associar um ator ou atriz carismáticos com um certo produto ou certa opinião. Existem alguns tipos de atalhos mentais, alguns deles podem ser criados, enquanto alguns deles já estão lá na sua mente. Instalados pela nossa sociedade e prontos para serem usados. Exemplo:

NA CAMPANHA PARA O DESARMAMENTO
Homens e mulheres famosos e bonitos atores da Globo e outras celebridades (contratas pelo partido que apóia o SIM) apareceram na TV e nós sabemos o que uma celebridade carismática pode fazer para formar as opiniões do público que é facilmente manipulado.
A verdade é que a campanha para SIM esta cheia de técnicas de manipulação de dados. (nem posso contar quantas mentiras e manipulação de dados foram usadas) Por exemplo, a campanha tentou associar os lucros das vendas das armas com o aumento do numero das mortes. Só que o que eles “esqueceram” de mencionar que poderiam existir dezenas de fatores que podem contribuir para o aumento dos numero das mortes tais como:
Ineficiência da policia, Aumento do desemprego, Aumento da pobreza, aumento da população e outros problemas sociais.
Mas a manipulação não para por aqui, eles usam gráficos desproporcionais para manipular você. Para ilustrar o aumento de 11% das mortes eles aumentaram o tamanho da cruz (o símbolo da morte) não por 11% mas por mais do que dobro (120%!) Isto é uma pura manipulação e você sabe quem esta atrás dela. Eu vejo com horror as mentiras e simplesmente não acredito como somos dispostos a acreditar em tantas mentiras. Mas vamos ver um outro tipo de atalho mental.
O seguinte exemplo é uma ilustração da regra chamada da reciprocidade, uma das muitas , descritas no curso TORNE SE IRRESISTIVELMENTE PERSUASSIVO.
A maneira como esta regra funciona é “se alguém faz a você um favor, você deve a ele um favor em retribuição”. Esta é uma regra pré-instalada, que quer dizer que você aprendeu quando era criança. Algo como: “sempre retribua favores, ou as pessoas não vão gostar de você” Uma crença muito poderosa que quase ninguém questiona.
E é claro, ela pode ser usada para manipular as pessoas. Você já experimentou uma amostra grátis numa loja? Já?Espere um minuto! Esta pessoa acaba de dar algo de graça para você – isto pode ser qualificado como um favor! O que você pode fazer para retribuir?
Você pode comprar uma caixa do que quer que seja que a pessoa está vendendo. Agora, compare isso:
“Você gostaria de comprar estes cereais mais caros?”
Com isso:
Você gostaria de experimentar esta amostra grátis? (Não é educado recusar, certo?).
E então – “Você gostaria de comprar um?” (dizendo não, você se recusa a retribuir um favor).
A propósito, a regra não menciona o tamanho do favor. Eu devo fazer a mesma quantidade de bondade em retribuição? Não necessariamente. Então é possível fazer um favor pequeno e pedir em troca um grande. Exatamente como este:
Homem careca vestido com túnica laranja: Olá. Eu gostaria de presentear você com esta flor da nossa sociedade local de Hare Krishna. Você: Obrigado, eu não... Homem careca vestido com túnica laranja: Não, não, por favor – é para você. Você: OK... Obrigado...
Você poderia fazer uma pequena contribuição...
Ou este : _ Deixe que eu ajude com sua bagagem … Ou ainda este : _ Eu dediquei a minha vida toda a você ...(agora você me deve um grande favor).
Talvez uma metáfora ajude. Imagine, que você é um hipnotizador, e você precisam fazer seu paciente ficar quieto, continuar olhando fixo e não responder a nenhum outro barulho na sala a não ser ao som de sua voz.
Você pode usar de interrupções padrão, e técnicas de conversa, ir se aprofundando, construir um bom relacionamento... Isto pode funcionar e pode não funcionar.
Mas se você sabe , que seu paciente é do exército , tudo o que você precisa fazer é se vestir como um general (do mesmo exército, claro) andar pela sala e dizer ATENÇÃO !
Quer mais ? Vamos fazer um truque hipnótico , chamado de “levantar as mãos “ .
Você pode fazer assim : “feche seus olhos e sinta um balão de ar , preso ao seu pulso “ , ou você pode apenas perguntar “que horas são?“ E a mão da pessoa vai levantar. O quê? Não é real ? É um truque? Sim, é um truque. Uma manipulação.
Você não tem de produzir certos tipos de respostas, elas já estão lá, pré-programadas e esperando o seu sinal de ativação. E elas são muito mais poderosas do que qualquer coisa que você possa imaginar ...
OK, agora você já sabe provavelmente porque eu chamo estes tipos de comportamentos de “automáticos “ . Mas o que eles têm a ver com atalhos ? Vamos ver como nós pensamos.
O mundo é um lugar muito complexo . Não tem como a gente ter em mente todos os fatores que precisamos. Pense em dirigir um carro. Você lembra, quando você estava aprendendo a operar esta coisa, você tinha de prestar atenção a tudo ?
E agora – você apenas faz isso .
Como ? Usando atalhos. Ao invés de “quando você vê a luz verde, diminua , olhe em volta , dê partida novamente no seu carro e cuidadosamente passe o cruzamento “você apenas está fazendo “quando vir a luz verde – passe “
Um atalho que funciona a maior parte do tempo – até que alguém passe no farol vermelho e bata no seu carro .
Agora , quando você lê um artigo no jornal , como você decide se ele é verdadeiro ou falso ? Você vai a biblioteca – toda a vez – para pesquisar sobre o assunto? Não , você está usando atalhos novamente.
Por exemplo, se eu vejo um artigo sobre Mercado financeiro , escrito pelo próprio
Warren Buffet, (o homem que ganhou mais dinheiro na bolsa de valor nos EUA iniciando com muito pouco) eu vou provavelmente acreditar nele mais do que eu acreditaria se o autor fosse um membro da sociedade local de música sertaneja. Um atalho.
E agora vem a parte importante – nós normalmente não percebemos que estamos usando atalhos. Nós apenas usamos, automaticamente. Não há pensamento envolvido. O que é lógico nos torna vulneráveis .
Não me leve a mal. Nós precisamos dos atalhos. Eles são muito valiosos. Eles nos ajudam a tomar decisões rápidas, com o mínimo esforço.
Até os mesmos atalhos são usados nos comerciais ...
Por exemplo , você sabe o que a palavra “liquidação” significa , certo ? Você coloca este sinal na frente da loja , e os clientes sabem que eles vieram ao lugar certo para conseguir uma pechincha.
Vamos experimentar . Vamos colocar a placa LIQUIDAÇÃO (o sinal) e em vez de baixar o preço, fazer o oposto, AUMENTAR o preço. As pessoas ainda vão vir! SURPRESA! Tente. Faça uma experiência para ver se funciona e então compare com o “ótimos preços por tempo limitado“ oferecido nos jornais.
Você pode descobrir, que( como todo dicionário irá confirmar) que o verdadeiro significado da palavra “ótimo“ é “muito bom” ...
Mas o truque ainda funciona ….
Um amigo meu tem uma loja de aparelhos eletrônicos em New York. Uma vez ele estava vendendo toca CDs bem comuns, para falar a verdade. Ele precisava de dinheiro, então ele abaixou a margem de lucros em 40 % . Isto não funcionou. Então aumentou o preço por 100% e ainda usando a palavra LIQUIDAÇÃO. Adivinhe ?
Ele vendeu todos os seus aparelhos em um dia (e então ele teve de devolver o dinheiro da maior
parte deles, mas isso é uma outra estória ) .
Os atalhos estão por toda a parte – é por isso que eles são tão importantes . As estatísticas mostram que o cara mais bonito recebe a menor sentença num tribunal – então é uma boa idéia saber disso e se barbear, e vestir um belo terno. O juiz não tem tempo de conhecer você melhor, então – inconscientemente – ele está usando um atalho ( as pessoas mais bonitas são melhores).
O vendedor vai vender muito mais tranqueiras a você se ele apresentar as coisas de uma determinada maneira e numa ordem específica.
· Um político ( um homem ) será mais bem sucedido se ele for mais alto ...
· É um mundo completamente novo – novo para a maior parte das pessoas ....
Existem alguns grupos de atalhos mentais, e incontáveis variações e combinações deles. As pessoas estão dispostas a morrer por eles – e isto não é uma metáfora. Elas irão para a guerra, elas tomarão veneno, elas escolherão uma carreira – aquela que elas odeiam ...Elas até vão provocar um acidente de carro – sem perceber que elas estão repetindo as cenas que viram nos jornais de ontem ... .
Na verdade, a maioria das pessoas não está consciente da autoridade e independência pessoal, mas tomam decisões manipuladas pelo que é fomentado pela mídia, artistas, desportistas, e intelectuais influentes na sociedade incluindo políticos.
Observe as campanhas sociais divulgadas pela mídia, o que é cultivado pelos políticos e artistas, mas que só tem valor para determinados grupos. As pessoas que fazem as propagandas têm resultados incríveis em suas vidas financeiras, mesmo que não cobrem o cachê pela propaganda, a quantidade que aparecem na TV é significativa para eles, enquanto que, as pessoas que, as campanhas que fazem em benefício às pessoas carentes, não são de grande significado para elas.
Devemos deixar de ser tão ingênuos ao acreditar que essas pessoas estão realmente fazendo o bem. Observe o que o governo gasta nos esportes, carnaval, propaganda política, etc; esse dinheiro não poderia ser investido na saúde, educação e cultura para que todos tivessem acesso à qualidade de vida? Sempre vejo na TV, nos programas de recuperação social, fomentarem sempre a dança, esporte e escolas de samba como meio de inclusão social e recuperação da sociedade, mas isso só é aplicado ao pobre, pois as pessoas de classe média alta têm vagas nas melhores faculdades, acesso à educação e cultura e programas que, somente quem tem condições financeiras para se manter num programa de desenvolvimento social profundo tem acesso e desfrutam de qualidade de vida, não um paliativo. Na verdade, a pobreza é cultivada. Sabemos que há solução para todos os problemas sociais, mas é mais fácil entreter o povo com o carnaval, futebol e cerveja do que com a educação e cultura. Dizem que a badalada do carnaval é cultura. Só mesmo imbecis para acreditar que carnaval é cultura. Enquanto há fanáticos de escolas de samba que não têm qualidade de vida, os empresários e milionários se enriquecem às custas dos que acreditam que realmente carnaval é cultura. Muitas crianças são enganadas e iludidas pensando que danças, lutas e samba irão garantir o futuro; garante sim, o futuro dos empresários que investem suas fortunas, certos de que terão retorno. Sem falar no que o próprio estado investe para o carnaval. É vergonhoso saber que, só a Rio Tur no Rio de Janeiro fornece para as ligas de escolas de samba o valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais por ano, para ser dividido entre as escolas de samba. Isso daria mais de trinta e três mil cestas básicas, daria para pagar 250 cursos superiores, matar a fome de mais de duas mil e setecentas famílias durante um ano, financiar a abertura de 250 pequenos negócios para tirar muita gente da rua e evitar o incômodo de vendedores ambulantes. Enfim, muitas coisas poderiam ser feitas com esse dinheiro. Isso só é gasto por ano. Imagine durante dez anos. Onde fica a educação, a saúde e a distribuição de renda? Será que se não tiver carnaval, futebol e cerveja continuamos a sobreviver? Claro que sim. Essas coisas não são essenciais para a sobre vida nem são capazes de melhorar a vida do cidadão. Aprenda a ser consciente sobre o que defende e tem por cultura. Não compre gato por lebre!

A MENTE HUMANA
CONSCIENTE – INCONSCIENTE - SUBCONSCIENTE
Nossa mente é dividida em três partes: consciente, inconsciente e subconsciente.
Consciente – É a memória imediata. É a parte do cérebro que nos informa daquilo que sabemos. Através do consciente somos capazes de recordar do que sabemos e falar e fazer sabendo do que se trata. Por exemplo, quando estamos acordados estamos consciente disso, porém quando dormimos não lembramos quem somos o o que somos, mas o inconsciente está ativo, por isso mesmo sonhamos, e lembramos nos sonhos de fatos reais de quando estamos acordados.
Inconsciente - Nossa mente absorve todas as coisas que vimos e ouvimos, depois elimina as que julga desnecessárias e memoriza as que julga necessárias. Porém, há muitas coisas que, no decorrer dos tempos, absorvemos mas não eliminamos pelo fato de não sabermos como e em que usá-las. Há pessoas que sabem algo, mas não consegue transmitir o conhecimento por não estar consciente de que sabe tal coisa. A maioria das coisas que sabemos está escondida como um iceberg. O iceberg é uma montanha monstruosa de gelo que flutua sobre o oceano, porém, quando avistamos um iceberg, estamos vendo somente 1% (um por cento), ou a centésima parte dele. Isso significa dizer que, de cem fatos ou coisas que sabemos, apenas uma nos recordamos e estamos consciente da mesma.
As empresas, a mídia, os charlatães e religiosos usam as sistemas que aguçam o subconsciente, e transmitem mensagens em um nível abaixo da consciência, sendo assim absorvidas pela pessoa sem que ela perceba, sendo, momentos depois, e podem ser em questão de segundos, minutos ou períodos maiores de tempos, que a pessoa é capaz de pôr em prática o que ouviu ou viu. Muitas pessoas compram produtos sem que percebam que o inconsciente absorveu aquele produto por meio de alguma mensagem subliminar, seja pela TV ou por outros meios de comunicação.
Subconsciente - É a parte irracional, dos instintos, dos desejos descontrolados. O subconsciente deve ser controlado pelo consciente. Se uma pessoa for controlada pelo subconsciente, poderá cometer atrocidades. O subconsciente é animal e compulsivo, é a força institiva do no grego: antropos, homem. O homem controlado pelos seus intintos torna-se marginalizado, sem condições de convívio social, pois seu comportamento é anti-social e irracional.

MENSAGEM SUBLIMINAR
Mensagem subliminar é um sistema de comunicar idéias e mensagens de forma sutil e num nível abaixo do consciente sem que a pessoa perceba pela memória imediata. Este sistema é usado para transmitir mensagens de propaganda para convencer as pessoas de forma sutil a comprarem tal produto ou aceitarem uma determinada idéia ou opinião política, social ou financeira. Basta observar a opinião pública acerca da política, economia, salário e consumo, e analisar o que as pessoas assistem na TV comumente, o que cultivam e consomem.
Tipos de mensagens subliminares
Uma mensagem subliminar pode ser:
Visual - A mensagem visual é transmitida quando apenas vimos uma imagem e que, por trás dela há uma mensagem escondida que nosso cérebro não decifra imediatamente, mas o inconsciente consegue guardar o que está registrado sutilmente na imagem que o olho viu.
Áudio - A mensagem de áudio é aquela que apenas ouvimos palavras, sons, ruídos e músicas. É transmitida através de propagandas e programas radiofônicos, por pessoas que dão palestras e quando há abordagem de vendedores e sistemas de telemarketing.
Áudiovisual - É mais eficaz pois, mostra imagens e sons, fala, música sugerindo algo sutil. Se alguém assiste um filme com uma propaganda sutil de determinado produto, será surpreendido dias, horas ou minutos depois, interessado em consumir tal produto, principalmente se for um refrigerante ou algum tipo de comida. Queremos nos dominar, mas constantemente somos constrangidos sutilmente a pensar e agir como a mídia transmite as idéias e pensamentos. A maioria das mensagens subliminares é construída a partir de fatos reais. As propagandas são geralmente tiradas de fatos que nos fazem pensar e analisar única e exclusivamente no que a propaganda quer insinuar, não pensamos nos riscos, nas possibilidades, nem nas desvantagens que tal produto oferece ou mesmo se necessitamos ou não do que está sendo anunciado. Uma das técnicas usadas pela mídia é a persuasão por meio de provas incontestáveis de fatos da vida. Por exemplo, os noticiários de violência, do narcotráfico, da corrupção política, da pobreza e necessidades básicas da população, na maioria das vezes mudam a opinião e as atitudes da sociedade em relação a essas coisas, enquanto que, quanto mais a mídia fomenta sobre o crime e a violência mais aumenta a criminalidade, pois estão fazendo uma propaganda negativa. As novelas são as grandes responsáveis pela formação de opiniões da classe pobre. Se fizermos uma pesquisa, a classe média alta não assiste os programas de TV que a classe pobre assiste, tão pouco assiste novelas. Só para termos uma idéia de como funciona uma mensagem subliminar audio-visual nas novelas, analise comigo: em todas as novelas sempre assistimos uma família rica brigar por causa da riqueza e herança, assassinatos e traições acontecem constantemente, enquanto que na família pobre, as pessoas se assentam à mesa comemorando felizes da vida sem briga ou traições. Com isto, a mídia consegue transmitir a seguinte idéia e opinião: ser rico significa ter problemas, ser traído, ter inimigos e viver constantemente em desavenças, enquanto que ser pobre é ser feliz e viver em harmonia com a família. Assim insinuam às pessoas a continuarem pobres, enquanto se enriquecem vendendo para os pobres os produtos que anunciam na TV.
A pobreza é uma realidade, mas ninguém tem a autoridade de insinuar ou dizer que as pessoas devem continuar pobres. No decorrer dos séculos, religiões e impérios submeteram os pobres ao descaso, sofrimento e escassez, sempre houve alguém que tentou submeter a força física ao poder intelectual, político e religioso. Nos dias atuais não é diferente. A única diferença é que ninguém está autorizado a deter fisicamente a outrem. A forma única que restou é a de aprisionar a mente, tornar a mente do próximo cativa, hipnotizar, manipular o que os outros pensam. Talvez você já vivenciou a experiência de alguém tentar convencê-lo a fazer algo, porém descobriu que o que iria fazer, produziria vantagens incríveis à pessoa que queria lhe convencer.

O uso de mensagens subliminares
Não há nada de errado no uso da mensagem subliminar, tão pouco nas técnicas de comunicação. Portanto, é necessário analisar a intensão e objetivo que uma determinada mensagem é transmitida. Seja imagem ou áudio, a mensagem subliminar registra no cérebro aquilo que se quer de forma sutil. Logo, as autoridades deveriam usar este método para a educação e desenvolvimento de ensino em todas as áreas. Porém, esta técnica é usada frequentemente por pessoas mal intencionadas e sistemas políticos e religiosos.

O poder dos sons sobre o cérebro
As investigações do célebre A. Tomatis estabeleceram uma ligação estreita entre o som e o desenvolvimento cerebral. A percepção de um som provoca uma série de vibrações subtis. Estas repercutem-se em todo o corpo, inclusive no cérebro. Tais observações levaram os investigadores a interessarem-se mais de perto pelo que as crianças se apercebiam quando ainda se encontravam no seio materno. As suas conclusões poderão espantar certas pessoas mas agradarão a outras.

Os fetos têm melhor ouvido do que se pensa
Um dia, uma mãe ouviu a sua filha de dois anos e que estava a brincar a cantar “breathe in, breathe out, breathe in, breathe out” (inspirar, expirar...). Essas palavras faziam parte dos exercícios Lamaze de preparação para o parto que a mãe executava durante a semana que precedeu o parto. E ela nunca mais as repetira depois do nascimento... Durante uma grande parte da sua gravidez, uma outra mulher tinha o hábito de fazer os exercícios Lamaze enquanto via a série M*A*S*H. Bastava-lhe ouvir o genérico musical para entrar num estado de relaxamento. O mais surpreendente foi que, dois anos após o nascimento, se notava no bebé uma espécie de agitação cada vez que ouvia o genérico musical dessa célebre série. Assim sendo, tome atenção ao que diz ou à música que ouve quando estiver grávida. Tudo isso não irá cair ... em orelhas moucas. Outros investigadores, tais como o psiquiatra de Toronto T.R. Verny, estão então convencidos de como é importante falar com o feto ou de lhe cantar canções. Os pais criam, desta forma, um ambiente intrauterino que reduzo nível de ansiedade da criança e evita que ela se torne demasiado agitada, ou mesmo, por vezes, de desenvolver uma úlcera! Tudo isto irá proporcionar um parto mais fácil, tanto para a mãe como para a criança. Mas outros investigadores vão ainda mais longe, afirmando que se pode começar a desenvolver a inteligência mesmo antes do nascimento.
Estimular o cérebro antes do nascimento?
Eis aqui um osso duro de roer. Muitas pessoas terão muita dificuldade em “engolir” esta teoria! Alguns estudos demonstraram que muitos neurónios do cérebro mamaliano (um dos nossos três cérebros, sendo os outros o cérebro reptiliano e o neocórtex) morrem antes da nascença. Os cientistas falam mesmo de “protocérebro” para designar o cérebro prénatal. Ao estimular o cérebro de ratos antes do nascimento, alguns deles nasceram super-inteligentes e possuíam neurónios suplementares detectáveis após o nascimento. Inspirado por essa investigação, Brent Logan, um psicólogo americano, concebeu uma série de cassetes, nas quais se encontram registados os batimentos cardíacos e cujo ritmo se ia tornando cada vez mais complexo, de cassete em cassete. O objectivo deste método é estimular o crescimento dos neurónios no feto através de estímulos cada vez mais variados. A mãe usava um cinto com um altifalante incorporado. Algumas pessoas ficam inquietas com estas tentativas de desenvolver a inteligência no feto. Para o Dr. Verny, a comunicação pré-natal tem simplesmente como objectivo o estabelecimento de uma relação de amor mais profunda com o bebé, facilitando dessa forma o parto. Nesta perspectiva, o ioga pré-natal, em particular, é considerado da maior importância. Mas para Van de Carr ou Logan, uma educação prénatal do cérebro só permite criar um mundo novo e melhor. Não somente porque as crianças assim “educadas” irão ser mais inteligentes, mas também porque serão mais criativas, mais confiantes e conhecerão um conjunto de percepções que nós próprios ignoramos ainda.
A verdade é que o funcionamento do cérebro é uma ciência muito profunda que precisa ser analisada e usada para beneficiar muitas pessoas. Só para se ter uma idéia, a maioria das doenças, principalmente as degenerativas estão intimamente ligadas ao mal funcionamento do cérebro através do sistema nervoso e emocional que recebem estímulos e influências externos que, em vários casos, modificam o comportamento e hábitos das pessoas. Por isso, se quisermos ter uma vida sadia, é preciso analisar o que estamos nutrindo nosso cérebro. Não me refiro somente à masa cinzenta, mas à mente de um modo geral. Somos o que acreditamos, seja consciente ou inconscientemente. Na maioria das vezes, as pessoas não têm o hábito de analisar os motivos dos seus comportamentos. Isso gera muitas atitudes impensadas e conseqüências ruins para a vida em geral.

Mensagem subliminar e as religiões
Parece ser incoveniente falar de mensagem subliminar envolvendo religião, mas as religiões são ao entidades que mais influenciam por meio da mensagem subliminar, sejam mensagens que resultam em bons resultados ou para manipular as pessoas. A partir do momento em que uma idéia ou pensamento é imposto aos outros sem a permissão de ser analisada, a intenção é de manipulação. Todas ideologia deve ser analisada pela pessoa para depois ser aceita. Se não for permitido à pessoa fazer uma análise da idéia, certamente a mensagem é capciosa. Infelizmente, as religiões apregoam suas idéias por meio de imposições e condições chantagistas do tipo: “se não fizer isso vai acontecer o pior na sua vida”; “tem de fazer isso para conseguir aquilo”; e assim as pessoas são induzidas a fazerem o que de boa mente não fariam, se tão somente fossem conscientizadas da verdade. O ser humano é racional, por isso pode e deve raciocinar, pensar, analisar o que os outros dizem.
Falando a verdade com intenção capciosa
Nem sempre uma pessoa merece confiança só pelo fato de ter falado a verdade. Uma pessoa mal intencionada pode falar a verdade com outros objetivos que não sejam bons.
Como convencer a fazer o que quero
Psicologia invertida – O ser humano é naturalmente egoísta, não gosta de obedecer às ordens de outrem. Entretanto, acabam por obedecer de forma sutil. Se submetem ao erro e, é constantemente enganado pelo fato de pensar estar satisfazendo a própria vontade. Lembro-me de um comercial na TV sobre um iogurte que, supostamente continha vários nutrientes. Aparecia então a cena de uma mãe fazendo de tudo para que o seu filho tomasse o “bendito iorgute”. O garoto, por sua vez, mui desejoso de saborear o delicioso iorgurte, fingiu não querer o produto e rejeitava todas as vezes que sua mãe lhe oferecia o iorgute. Após tantas tentativas “sem sucesso” da mãe, ao ficar em casa sozinho, o menino se deliciou no iorgute, pois sua mãe, ao saber que havia tomado o iorgute não ficaria zangada. O que essa história nos ensina? Quando não demonstramos querer algo, as pessoas insistem para que aceitemos, logo, não devemos demonstrar um profundo desejo de obter algo, pois, se não fizermos questão do que queremos, as pessoas nos favorecerão para obtermos o que queremos. O menino que antes parecia não querer o iorgute, agora que sua mãe se ausenta, ele aproveita para desfrutar de algo que desejava apreciar, mas se antes demonstrasse o desejo profundo de tomar o iorgute, sua mãe o limitaria não permitindo que tomasse tanto assim. Já que a mais interessada em que ele tomasse o iogurte era ela mesma, então não o impediria a hora que ele quisesse. Isso é o que chamo de psicologia invertida ou inversão da vontade. Isso funciona em várias áreas da vida. Quando um vendedor está desesperado para vender o seu produto, é capaz de abaixar tanto o preço a ponto de não ganhar o necessário. Ao passo que, o cliente pode lucrar muito com isso, já que não está interessado em comprar ou ceder às propostas do vendedor. Mas, quando o vendedor tem paciência e não demonstra interesses em vender o seu produto, consegue uma ótima negociação e vende o seu produto por um bom preço. Dessa forma é que as pessoas entregam tão facilmente os tesouros de suas vidas. O barganhista age exatamente assim. Quando o produto está nas mãos de outrem, ele o desvaloriza e despreza; quando o possui, se gaba e valoriza o que conseguiu, que dantes, segundo suas avaliações não tinha nenhum valor.

Inversão de valores
Como no tópico anterior, a inversão de valores ocorre com muita freqüência no século 21. As coisas boas têm sido cada vez mais difícil de se cultivar. As ruins são cada vez mais valorizadas pela sociedade. Podemos citar inúmeros exemplos de como funciona a inversão de valores. Observe a campanha para combater o alcoolismo no trânsito: o slogam diz: “se beber não dirija”. Na verdade, se analisarmos o sentido e a prioridade que é expressada, a premissa maior é a de que, “deve-se beber, mesmo que seja impedido de dirigir”; ao passo que deveria ser ao contrário: “não beba ao dirigir”, ou “tenha responsabilidade no trânsito, não beba ao dirigir”; ou ainda: “não use bebida alcoólica ao dirigir”. Quando falamos “se beber não dirija”, estamos dando prioridade à bebida, não à responsabilidade de dirigir. Com isso, entendemos que, se fosse feita uma campanha de maior responsabilidade contra o alcoolismo, prejudicaria muito as indústrias de bebidas alcoólicas. Parece que o governo e as autoridades de saúde pública não estão interessadas na conscientização da população. Invertem de forma sutil uma propaganda por detrás de uma mensagem disfarçada de combate ao alcoolismo. Como esta mensagem há tantas outras que parecem simples mas de caráter contraditório com sentido inverso ao que se pensa ser. Só que a nossa mente absolve o que na verdade está escondido por trás da mensagem. É preciso ter cuidado com as propagandas e julgá-las com o bom senso.

Os interesses políticos – as necessidades públicas
A sociedade é persuadida pelo engôdo constante de ter suas necessidades básicas supridas. Se os mais necessitados assistem um candidato ao poder público oferecer algo que supre as necessidades básicas imediatas, tais como: alimentação, moradia e outras necessidades, são iludidos pelos seus sermões demagógicos e votam no tal. Oitenta por cento da sociedade são os mais carentes que não possuem conhecimento suficiente para se livrarem das mazelas e enganos dos que dominam as técnicas de persuasão e manipulação. Devemos ter cautela quando alguém se oferece demonstrando tanto interesse e dedicação em solucionar os nossos problemas. Não é comum as pessoas oferecerem soluções para os problemas alheios. A solução de cada pessoa está nela mesma, no seu potencial, na capacidade de pensar e agir. Infelizmente esta capacidade fica neutralizada pelo fato das pessoas acreditarem somente no que dizem os que estão no poder. Interessante que, uma coisa que os que estão no poder não se interessam por anunciar é que, o sucesso da vida de cada pessoa está no fato de que precisam ter atitude e iniciativa para progredirem. Pessoas que ficam esperando única e exclusivamente pelas esmolas e ajudas que os governantes oferecem, serão sempre dependentes e necessitadas. As próprias leis e estatutos são provas disso. Não que as leis e estatutos seriam maléficos à sociedade, mas como são elaborados é que faz a diferença. Se houvesse amor e bom senso, não seria necessário elaborar estatuto do idoso nem da criança e do adolescente. Basta observar os princípios educacionais e éticos na família e não haverá necessidade de tanta “parafernalha de leis”, sendo que, quanto mais se elabora leis mais se tem transgressões e marginalidade. A solução não está em paliativos nem em suprimento de necessidades básicas e imediatas, mas no fato de “ensinar a pescar e não dar o peixe” somente, como diz o ditado chinês. As necessidades públicas sempre serão alvo dos que querem tirar proveito pessoal. Onde não há necessidades básicas, também não há demanda de ofertas de suprimentos. É a lei da oferta e da procura. Se você está procurando algo que julga ser tão interessante para a sua vida, não observa muito o preço ou o sacrifício que irá fazer para obtê-lo. Entretanto, as conseqüências virão, cedo ou tarde. Mas você nem está aí para elas. Deve-se ter o cuidado quando houver uma necessidade em alguma área da vida. Quanto mais profunda for a necessidade, maior será a oferta. Por exemplo, quando você está tentando conseguir uma vaga em uma escola para seu filho, um candidato ao cargo político de sua cidade se oferece para lhe ajudar. Você nem percebe, mas estará comprometido a votar em tal candidato pelo seu pequeno favor. Só que após o tal candidato se eleger, você terá de sofrer as conseqüências de aceitar as decisões de tal político. Não vale a pena aceitar favores que comprometerão o nosso futuro. E vou lhe contar um segredo: somos persuadidos 24 horas por dia a pensar, agir e aceitar o que vários demagogos, seja por programas de rádio, televisão ou jornais falam em relação às necessidades básicas da vida. Pense, você não está obrigado a pensar como e no que os outros dizem, e, principalmente os que anunciam por meios de comunicação e que são de expressão significativa para a sociedade. Tenha sua própria opinião. Mesmo que alguém ache errado o que você pensa, mas se for errado não precisará culpar os outros pela sua frustração ou insucesso, e também, se tiver sucesso não será necessário “comer na mão dos outros”. Você não precisa comprometer o seu caráter e ética para ter suas necessidades supridas ou se dar bem na vida. Há pessoas que andam à procura de necessitados para tirar proveito maior de suas necessidades. Não se iluda, nada é oferecido de graça que não tenha por objetivo conquistar algo maior. Se você tem alguma necessidade, e todos nós temos, observe a fonte definida que pode lhe oferecer o suprimento ideal para seu problema; cuidado com as ofertas fáceis. Aprenda a sacrificar-se para conseguir o que deseja e suprir suas necessidades sem precisar de se comprometer com alguém. A menos que alguém lhe favoreça esporadicamente. A menos que você receba o bem sem segundas intenções, pois na vida dependemos uns dos outros, entretanto há os oportunistas, os quais não devemos ignorá-los pois causam grandes danos tanto ao emocional, material e ao caráter das pessoas.


LAVAGEM CEREBRAL E ESPECULAÇÕES
Fatalismo
O fatalismo é uma ideologia difundida pela qual se acredita ser impossível a intervenção humana nas circunstâncias e fatos da vida. Aceita entre os pobres que buscam na idéia de destino uma explicação para seus sofrimentos e desgraça. Outrossim, torna o indivíduo incapaz de reagir mediante a capacidade e recursos pessoais, intelectuais e físicos, levando-o ao comodismo ou tentando viver aproveitando-se do esforço alheio, tirando-lhe o direito à consideração e à estima dos outros membros da comunidade.
A idéia do fatalismo leva as pessoas a acreditarem que suas ações de nada aproveitarão, pois, as circunstâncias, acreditam, são independentes de suas ações. São também levados a crerem que fatalmente viverão na miséria a vida toda, perdem a auto-estima, e, acreditam não haver soluções para seus problemas.
Quero refutar essa ideologia. É natural a mangueira produzir mangas a laranjeira, laranjas, porém, não têm vontade própria, assim como o fogo queima o combustível involuntariamente; mas o homem é racional, dotado de capacidade de sobreviver melhor mediante a inteligência que é peculiar à humanidade.
Se o fatalismo ocorresse incondicionalmente a todos, diríamos a todos os empresários e executivos do mundo inteiro que paralisassem suas atividades e negociações; todas as indústrias cessariam suas produções e mão-de-obra; que todos os operários não saíssem de suas casas para o trabalho; que os agricultores e trabalhadores rurais não plantassem; os transportes de cargas e urbanos, navegações e transportes aéreos paralisassem; todos os profissionais liberais, os poderes legislativo, judiciário e executivo, ministros e secretários não tivessem nenhuma ação, quaisquer que fossem. Aí sim, o mundo passaria a um caos de fatalidades que geraria guerras e destruições em poucos dias, pois não poderíamos esperar que, pelo fatalismo incondicional obtivéssemos os mesmos resultados satisfatórios que ocorrem normalmente todos os dias.
As pessoas que acreditam no fatalismo não tomam atitudes quanto às circunstâncias e problemas da vida, vivem sem esperança, não têm objetivo, vivem como o irracional. No universo, o homem é um ser dotado de capacidade intelectual e criativa semelhantes ao Seu Criador, Deus.
O homem precisa, para o seu bem estar, saber o que quer, porque quer, e o que fazer para conseguir o que quer. Doutra forma o ser-humano torna-se em vão em meio à natureza que Deus criou para o homem cultivá-la e desfrutar dos seus resultados. O homem, sem o Criador, não tem o domínio total da sua vida, porém, deve planejar e procurar meios pelos quais realize seus planos e objetivos para os quais foi criado. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Ec 9.10).
Ecologia
O problema do super aquecimento global – Há uma realidade na área do meio ambiente onde a natureza sofre com agressões e devastações que causam danos terríveis. Se fôssemos abordar a questão do lixo atômico, da poluição dos rios, do mar e do lençol freático, impressionaríamos qualquer pessoa com as verdades e realidades abordadas. Porém, a maioria da poluição é de origem industrial, são as pequenas e grandes indústrias que lançam poluentes constantemente no meio ambiente. As ONGs e o governo lança campanhas ecológicas na TV para alertar a população sobre a poluição do meio ambiente, entretanto, são eles mesmos que estão com o poder e as ferramentas nas mãos para usar e estabelecer regras e leis e executá-las para o bem estar de toda a sociedade, mas isso não ocorre porque não há interesse em que esses problemas se acabem. Há por trás do problema da ecologia um sistema orquestrado para fomentar idéias de consumismo. É verdade que, se tivermos mais cuidado com o que fazemos em relação ao meio ambiente, podemos contribuir para evitar danos à natureza. Porém, se comparar com o que o governo e as indústrias podem fazer, nossa contribuição é como um rio para o oceano. O oceano de poluição, com certeza é das indústrias, ao passo que, o que a sociedade produz é apenas um rio. Não se engane, o governo e os mega empresários tentam lançar a responsabilidade da preservação do meio ambiente sobre os ombros da população. Sabemos que há energias alternativas, substâncias que podem ser industrializadas que não poluem o meio ambiente e que, trariam até mais lucros para as indústrias e vantagens para o governo, entretanto não há interesse nisso. Tomara que no decorrer dos anos a sociedade acorde para isso e mude este quadro.

A miséria e a fome
Infelizmente todos queremos sucesso, dinheiro, riquezas, bens materiais, enfim, buscamos uma segurança aparente, imediata. E não há nada de errado em desejar estas coisas. Porém, para uma pessoa ter sucesso e riquezas não é necessário promover a miséria e desgraça alheia. Mas o principal fato é que a mídia e as pessoas de significativa influência se fazem passar por boas diante da sociedade através da miséria alheia. Ao invés de usarem meios para soluções definidas para as pessoas carentes, usam paliativos. E são as mesmas pessoas que fazem campanhas contra as esmolas dadas nas ruas a mendigos, porém fazem a mesma coisa através da mídia. É a mesma coisa, a diferença é que têm acesso aos meios de comunicação, e a imagem das pessoas que fazem essas campanhas é de valor artístico e de marketing. Não muda nada, é a esmola legalizada. Infelizmente há um sistema político demagogo que influencia a sociedade com supostas ajudas aos necessitados. As recompensas pagas às pessoas pelo trabalho, em geral, são injustas. Por exemplo, pense o leitor comigo: “seria justo um pedreiro trabalhar arduamente na construção de um edifício para ganhar um ou dois salários mínimos, enquanto um jogador de futebol com todas as regalias ganha milhões só porque faz uma torcida vibrar de “pura emoção”? E é só emoção mesmo, sem nenhum raciocínio lógico do que é a vida. O idiota do torcedor passa a vida toda se alimentando de emoções só por causa das “vitórias” conquistadas pelo seu time preferido, enquanto isso, sua vida é carregada de prejuízos e frustrações, além do prejuízo dos ingressos que tem de pagar sempre que quiser assistir um jogo ao vivo para torcer pela vitória financeira de quem nem sabe se ele existe. Se isso não for idiotice não sei o que é ser inteligente. Há pessoas que vivem à vida inteira lutando pelo que não lhes pertence, entretanto, reclamam por não terem alcançado o que sonhavam. É assim que muitas pessoas vivem, sonham com uma coisa, mas procuram outra. E o interessante é que nem se dão por conta de que estão sendo manipulado pelos outros ou por organizações que orquestram ações para iludirem tais pessoas.

Liberdade de pensamento
No atual século, a humanidade clama por liberdade. Nos países democráticos como o Brasil por exemplo, combate-se o preconceito e defende-se a liberdade de expressão. Mas, quando alguém tenta expressar suas idéias e o que pensa sobre determinado assunto, é criticado e subestimado à luz do modelo que a sociedade adota como referencial. A verdade é absoluta e inegável. Quem transgredi-la pagará o preço. Por exemplo, a lei da gravidade é uma verdade tão real que todas as vezes que é transgredida, seja voluntária ou involuntariamente, o transgressor sofre a pena. Quando dois veículos se chocam ocorre um desastre por duas razões: primeira porque segundo a lei da física, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Segunda, a lei da gravidade e da inércia não permitem que os corpos que estão em movimentos opostos se choquem e parem sem provocar danos um ao outro na colisão. Isto porque é estabelecido o princípio de que, quando um corpo está em movimento deve continuar em movimento, se estiver parado deve continuar parado. Eis a razão porque a terra permanece com os movimentos de translação e rotação sem parar. Podemos e devemos raciocinar com lógica sobre as circunstâncias e valores da vida, porém precisamos entender o que é a liberdade de pensamento sem infringir princípios éticos nem ofender ao próximo. A principal questão é a inversão de valores. Nos tempos hodiernos, quando alguém defende princípios morais é ridicularizado. O sistema que influencia as pessoas é altamente maléfico pois motiva deliberadamente a decadência moral. Mas ser moralista é ridículo para uma sociedade moderna. Só não é ridículo as falcatruas, os crimes hediondos, a impunidade, a falta de respeito ao próximo, enfim, a corrupção moral e espiritual do ser humano têm se degradado de tal forma que, muda o modo de pensar e agir de muitas pessoas. O que é bom e correto é reputado como mal, e o que é mal, por bom. Liberdade de pensamento tem sido confundida com libertinagem, falta de disciplina. Não basta ter liberdade para fazer o que se quer, é necessário ter consciência dos valores da vida. É preciso saber o que se quer, qual a necessidade fundamental para ser feliz. Este assunto aqui abordado, nada mais é do que uma reflexão, um resumo de fatos e idéias que podem ser proveitosos para nos instruir a não sermos enganados. Se você vive em terreno de peru, é pouco provável que aprenda voar como águia. Não ouça as palavras persuasivas de quem só quer tirar vantagens da sua vida. A mídia faz isso com muita propriedade. Cuidado pois, desde o princípio, o mundo foi conquistado por forças físicas, mas com o passar dos tempos o homem aprendeu a pensar mais e usar a inteligência em lugar da força física. Hoje, a potência não é a força física, mas a capacidade de usar a inteligência. Então, a conquista maior está no convencimento intelectual. Por isso mesmo a mídia e todos os meios de comunicação procuram persuadir as pessoas a comprarem produtos e serviços que anunciam. Há um dito popular que diz: a propaganda é a alma do negócio. Então, tenha cuidado para não ser persuadido a comprar o que não precisa gastando o que não tem. Você não deve comprar porque viu no comercial da tv, mas pela necessidade diária e, pela decisão de querer tal produto. Nossa liberdade de pensar é quebrada constantemente quando assistimos as opiniões dos jornalistas na tv, dos políticos e intelectuais. Devemos estruturar nossos pensamentos em fundamentos reais e genuínos, não em persuasão de pessoas que falam uma coisa para os outros, mas vivem outra. Use seus próprios olhos, escute seu próprio coração, decida você mesmo sobre o que quer realizar. Trace as suas metas, defina os objetivos da sua vida. Se esses objetivos forem traçados pelos outros, não será para você a recompensa. Quem anda com seus próprios passos gosta dos seus pés, confia no seu senso de direção. Para isso, é preciso conhecer os próprios sentimentos e opiniões. Cuidado com os sentimentos dos outros. O que os outros sentem ou pensam não significa ser o melhor para sua vida. Você deve sempre ser o autor de suas atitudes. Ninguém sabe mais do que você o que é melhor para a sua vida. Não seja arrogante, mas humilde para ouvir o que os outros dizem, mas tome sua própria decisão.
O que mais incrível eu observo na atual conjuntura é que, há pessoas que expõem suas idéias idiotas e absurdas e ridicularizam os outros que não aceitam suas idéias ou como se comportam; fazem isso como se ninguém mais fosse capaz de criticá-los ou de ter bom senso para repudiar seus comportamentos. Acredito que ninguém deve ser proibido de fazer o que quiser da sua vida, a menos que isso atinja ou influencie os outros que, por decisão própria não quiserem fazer a mesma coisa. Um bom exemplo desse tipo de comportamento é a defesa da escolha sexual. Os homosexuais buscam aceitação por parte da sociedade, se defendem como vítimas de preconceito, mas querem obrigar a sociedade a aceitar seus comportamentos e oficializar o casamento entre eles. Se quem é homossexual não está obrigado a mudar de comportamento pelo fato de terem liberdade de escolha, quem não é homosexual tem também o direito de rejeitar a idéia de oficializar o casamento entre eles. Se há pessoas que querem ter relacionamento sexual com outra pessoa do mesmo sexo é problema de cada um. Mas a sociedade não deve ser obrigada a aceitar que, no meio de pessoas heterossexuais seja oficializado o casamento de homossexuais. Se alguém quer praticar suas orgias, problema da pessoa, agora querer obrigar a sociedade a oficializar seus comportamentos, nunca. Cuidado com a confusão entre preconceito e ridicularização da democracia. Ninguém está obrigado a pensar como os outros pensam. Cada pessoa tem o direito de analisar cada fator de uma questão e tirar suas próprias conclusões. Não se deixe ser enganado por engodo de pessoas licenciosas que querem convencer a sociedade a fazer o que elas querem acusando-a de preconceito. Temos o direito de pensar e agir de acordo com o bom senso que formamos através da ética e moral que julgamos o correto. Se não há um modelo ético e moral a seguir, então tente transgredir pelo menos as leis naturais como a lei da gravidade por exemplo. A própria natureza nos ensina que há leis a seguir para que haja harmonia, realizaçao, perfeição. Tenho o direito de pensar como penso, ser como sou e de agir como quero.
Demagogia
De acordo com o dicionário da língua portuguesa, demagogia é a exploração pessoal da excitação das paixões populares; é o abuso da democracia. Infelizmente, a maioria das pessoas comuns não consegue perceber que, tanto os artistas como os políticos e a mídia em geral usam a técnica de despertar o interesse da população para algo que proporcionará maior benefício para o demagogo. Não é estranho observarmos constantemente os candidatos a cargos públicos, quando se aproximam as eleições, anunciam benefícios à população que, de acordo com a lei e os direitos comuns do cidadão, deveria ser de praxe, porém, eles usam como instrumento de propaganda eleitoral. O cidadão tem os seus direitos independente da candidatura de “A” ou “B”. Por isso mesmo é que a corrupção é cada vez mais motivada pela própria população que colabora com este tipo de falcatrua. Todos nós precisamos de saúde, educação, habitação, bom salário, emprego, enfim, são necessidades básicas do cidadão. Não é necessário que nenhum candidato fomente isso como se fosse novidade. Todo cidadão deve estar consciente dos seus direitos e deveres. A mídia também explora as nossas necessidades. Com isso, fazem propaganda do que precisamos mas com valores e condições embutidos que nos obriga a fazer parte de esquemas comerciais. Por exemplo, quando lhe é oferecido um cartão de crédito, você não percebe os juros, as taxas, os encargos embutidos no contrato que, na maioria das vezes tem umas letras quase que microscópicas. Você só irá perceber quando começar a chegar as faturas. Cuidado com as suas necessidades básicas e as coisas necessárias, pois elas podem ser usadas de forma capciosa por pessoas mal intencionadas ou com interesses próprios, o que sempre causará prejuízos imediatos ou a longo prazo. Todas as vezes que alguém manifestar o interesse em resolver os seus problemas, cuidado, pois pode ser simplesmente demagogia ou hipocrisia. Aliás, todo demagogo é hipócrita. Ele tenta ostentar uma personalidade que não é a sua; manifesta-se com fingimento. É difícil descobrir quando a pessoa está se comportando com demagogia, pois trata com comportamentos aparentemente humanitários. Porém, é fácil descobrir quando a pessoa não está com demagogia. Quem não está com demagogia, manifesta-se em qualquer época sem intenção de obter algo em troca, apesar de, em todas as coisas que fazemos, quer sejam boas ou más, obtemos o justo resultado, não por interesse, mas por haver leis naturais que regem o mundo material e o espiritual, entre as quais está a lei da semeadura e da colheita. Quem faz o bem sem interesse é digno de gratidão e de honra. Não venda sua vida e seus sonhos por interesses banais por meio de paixões afim de satisfazer desejos alheios sem princípios morais e espirituais. Não satisfaça o desejo pessoal de ninguém, a menos que o faça voluntariamente sem atender aos apelos demagógicos que usam as necessidades cotidianas para persuadir os outros a fazerem o que querem.

Chantagem de marketing
Há alguns apelos usados como marketing pelo comércio que são embutidos nos sistemas de venda de produtos e serviços. Se não ficarmos atentos não conseguimos descobrir os “jogos” escondidos nas formas de preços e promoções de vendas. Por exemplo, às vezes encontramos nos supermercados produtos de limpeza anexados a um outro produto, e na embalagem escrito: “leve este produto e ganhe tal produto grátis”. Este tipo de promoção na maioria das vezes é engodo, pois o preço que se paga pelo produto já está embutido o preço do produto supostamente grátis. Também há uma outra forma que é uma espécie de chantagem. Uma determinada gráfica cobra cerca de R$ 10,00 (dez reais) mais barato do que as outras gráficas para fazer determinada impressão, entretanto o cliente terá que imprimir uma quantidade estipulada pela gráfica e pagar a montagem da impressão na tela do computador, bem como o corte da arte, o que comumente as outras gráficas não cobram. Isto parece simples, caso o cliente não conheça a estratégia nem preste a atenção nos detalhes. Entretanto, pode pagar mais caro do que em outras gráficas. Esse tipo de estratégia ocorre em quase todos os tipos de comércios.
Há também os tipos de jogos psicológicos. É bastante comum as pessoas ligarem para um escritório procurando o responsável, e a secretária ou atendente informa que o tal não se encontra. Quando se procura por uma empresa ou o seu responsável para comprar determinado produto ou serviço, são impostos uma série de dificuldades tais como: essa semana não temos o produto, só podemos atendê-lo daqui a 3 dias, nossos estoques estao esgotados, enfim, há uma falsa aparência, sendo que na verdade, o negociante está ansioso para fechar o negócio, entretanto, não pode demonstrar para o cliente pois isso causa a impressão de que esteja dependendo daquele cliente para arrecadar seus lucros. Na verdade tanto o cliente como a empresa sabem que são os clientes o motivo do sucesso da mesma, porém isso não deve transparecer, pois destrói o status do negócio, transformando assim um excelente negócio em um favor do cliente ao necessitado. Nisto é aplicado o seguinte princípio: tudo o que é difícil é desejado, e, o cliente é quem tem de ficar ansioso para comprar o produto ou serviço, não o negociante por vender. Se a pessoa dificulta o acesso de outras pessoas (clientes) a ela, é porque não quer demonstrar o interesse pelo fechamento de qualquer negócio; pois só assim fará com que a pessoa continue procurando-o. Não se iluda, o que parece ser não é verdade. Nem sempre, pelo fato de alguém estar de terno, por detrás de uma mesa em um sofisticado escritório

Inversão de valores
Revertendo um quadro crítico
Há pessoas que têm a incrível habilidade de reverter a postura crítica culpando o inocente e se inocentando. São pessoas inescrupulosas que não assumem seus erros, mas conseguem transferir a culpa para o interlocutor. Geralmente são pessoas que usam técnicas de persuasão para fazer a outra pessoa dizer o que não quer e assumir o que não é de sua responsabilidade. Há técnicas usadas em tribunais que são úteis para o bem. Porém, os indivíduos maldosos podem usá-las para causar danos a outrem. Um amigo meu, disse que um advogado conseguiu fazer com que uma mulher confessasse que vivia maritalmente com outro homem ao perguntá-la: “como se chama o cidadão que está atualmente convivendo com a senhora?” Ela prontamente respondeu: “fulado”. Esta estratégia pode ser usada para descobrir verdades e analisar se a pessoa está mentindo ou não. Embora isto seja plausível, os charlatães e patifes usam esta técnica para satisfazer seus interesses. Conhecendo este tipo de estratégia você pode se livrar das armadilhas e má fé de pessoas com intensões capciosas. Essas pessoas sempre procuram reverter uma situação desfavorável a elas. Procuram provar que estão certas e que os outros estão errados. É uma técnica muito sagaz, tão terrível que a pessoa é capaz de iludir até mesmo as autoridades constituídas. Criminosos e “foras da lei” praticam este tipo de técnica. Mas, o mais importante é que não percebemos que as pessoas comuns usam também esta estratégia no dia a dia. Constantemente somos iludidos por pessoas sagazes e inescrupulosas, sem ética nem moral alguma que, para obterem vantagens, enganam os outros. Não é muito fácil perceber pessoas tentando fazer com que pensemos a ajamos como elas querem. Isso é efetuado através de uma suposta vantagem oferecida à pessoa. Quem aje com esse tipo de comportamento é semelhante ao barganhista, que, se gaba do que tem enquanto é dele, mas depois observa somente o lucro. É muito comum observarmos isto em todas as áreas da vida, tanto na vida social como no comércio em geral. As empresas oferecem seus produtos fazendo propagandas enfatizando as necessidades do consumidor, como se fosse vantagem única do consumidor obter tal produto, mas, geralmente, um bando de idiotas estão do outro lado da tv e não sabem que a empresa está desesperada para vender seus produtos. Na verdade grande vantagem será para a empresa se vender para mais um consumidor. Tanta vantagem é que, quando conseguem um cliente, paparicam tanto, mas se o cliente ficar inadimplente, não há compaixão, é cobrado com juros, multas e até honorários advocatícios se necessário. Então, não se iluda com propostas de vantagens oferecidas a você. Analise se relmente precisa daquele produto ou não. Observe as intensões de quem está tratando de quaisquer tipos de negócios com você. Sempre que alguém quer obter vantagens sobre outrem, procura primeiro enfatizar as vantagens e necessidades da pessoa. Por exemplo, um vendedor de panelas não tenta vender falando das suas necessidades, das contas que precisa pagar nem do seu lucro, mas das qualidades das panelas e das necessidades da dona de casa. Este princípio é aplicado em todas as áreas da vida. Embora, como já disse antes, não seja errado a sua aplicação, mas depende de como e para que a pessoa usa este tipo de estratégia. Quando se usa esta técnica para se inocentar de um erro ou para acusar o inocente, é estremamente maléfico. A forma maldosa de como determinadas pessoas usam técnicas de comunicação para iludir os outros é muito vasta. Devemos constantemente estar atentos aos comportamentos das pessoas que nos cercem. Lembre-se das expressões corporais que descrevemos no início desta matéria. Procure analisar com calma uma proposta feita a você. Há casos que é preciso horas, dias e até semanas para ser analisado e dada a resposta. Vá ao mercado com a decisão prévia do que irá comprar. Não compre por influência ou porque o produto está bonito na vitrine. Invista o seu tempo em pesquisar para saber qual é o melhor negócio para você. O comércio não está errado em usar técicas para vender, mas a decisão em comprar sempre será do consumidor. Ninguém tem o poder de tomar decisões por ninguém, a não ser que isso lhe seja outorgado legalmente. Tomar decisões baseadas numa influência visual ou verbal é engodo. Cuidado com as técnicas de inversão, pois você pode ser prejudicado, pode por sua reputação em jogo e sofrer as conseqüências em lugar do infrator.
Uma técnica simples e eficaz de convencer as pessoas é a de fazer perguntas objetivas. Este método é eficaz para o ensino didático, porém pode ser usado de forma capciosa. Por exemplo, um vendedor de uma loja pode lhe perguntar: “já se preparou para o inverno comprando seus cobertores”? A resposta será sempre óbvia: sim ou não. Agora que o vendedor tem uma definição da postura do possível cliente, ele poderá oferecer meios pelos quais venda o produto. O método de perguntas é uma técnica para envolver a pessoa no que se quer. Se for vendas, vantagens, negociação, persuasão, etc, sempre a intensão será que outrem tome a decisão que se quer.
Cuidado se alguém se aproximar de você demonstrando muita bondade. Não confie seu talento a ninguém.
Há muitas pessoas que não têm coragem de lutar pelo sucesso. Por isso, vivem procurando se realizar às custas dos outros. É importante ficar atento para não ser enganado por supostas ajudas e interesses capciosos de pessoas aproveitadoras. Não gostaria de estar dizendo isso, mas sou obrigado, pois é a realidade que ocorre a todos. No mundo sempre houve pessoas invejosas e aproveitadoras do sucesso alheio. Nunca se venda nem aceite propostas que comprometa seu talento, sua liberdade e, conseqüentemente, sua vida. Há pessoas que querem usufruir do talento dos outros. Por isso, é necessário analisar cada proposta que nos forem feitas por quaisquer pessoas. Se alguém insiste em lhe oferecer algo que, aparentemente é bom, deve-se analisar com cuidado, pois o que é bom não é oferecido com facilidade nem insistência.
A saúde
Já provamos anteriormente que, há sistemas em que as pessoas para satisfazerem seus interesses persuadem a população a fazer, querer e consumir produtos e aceitar idéias fomentadas pelos tais. Isso é demagogia, pois tentam conseguir o que querem através das emoções e necessidades alheias. Entretanto, queremos abordar as principais causas desses sistemas que são desastrosos para a sociedade. A saúde é uma dos pontos de ataques demagógicos. Fala-se em ter uma vida saudável, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, enfim, tantas são as declarações demagógicas das autoridades em geral. Porém, a causa dos problemas de saúde não são combatidas. Por exemplo, se o mal deve ser cortado pela raiz como diz o dito popular, em outras palavras seria a prevenção, por que que o governo e as autoridades não acabam com a venda de cigarros que, está mais do que comprovado por todas as autoridades de saúde mundial que o tabagismo provoca várias doenças degenerativas, inclusive o câncer, e mata. As indústrias de cigarros e de bebidas alcoólicas tinham que ser banidas da sociedade como pessoa jurídica e, cada cidadão que quisesse fumar ou beber, tinham, que fabricar o próprio cigarro ou a bebida sem a permissão de comercializar. Que tal o governo aumentar o icms (imposto sobre circulação de mercadorias) das bebidas alcoólicas e do cigarro para 50%? Que tal um maço de cigarro custar R$ 50,00 (cinqüenta reais) ? Pois só então, diminuiria a quantidade de pessoas que podem comprar cigarros e bebidas alcoólicas, e as indústrias ganhariam mais dinheiro de menos pessoas. Desgraçaria ou ceifaria menos vida, não é? Mas se isso não funcionar, acaba com essa porcaria de destruição. Mas isso não acontece, sabe porque? Porque dá muito dinheiro. São inúmeros os processos nos EUA contra as indústrias de cigarros por ser comprovado a perda da saúde de cidadãos por causa do tabagismo. Fumar é uma prática desnecessária. Mas não tem solução para este caso por causa da corrupção e ganância. No Brasil o governo proibiu as propagandas de cigarros na TV, mas continua sendo vendido nos bares e principalmente em lugares inadequados como padarias e lanchonetes. Há muitas coisas a dizer a respeito da saúde mas tomaria muito tempo e papel para descrever a crueldade e engano nesta área. Por exemplo, é proíbido aos médicos dizerem que podem curar uma doença, ainda que saibam como administrar a cura para uma determinada doença. Isto é uma espécie de manipulação da liberdade de expressão de cada pessoa. Embora haja casos comprovados de recuperação de saúde, é proíbido a qualquer pessoa, até mesmo aos médicos a fazerem quaisquer tipos de declarações que interprete a cura de determinada doença.
Tratamento e remédios
A saúde pública é uma farsa. Me refiro aos tratamentos e orientações dados pelos médicos e remédios que são fornecidos pelos laboratórios. Ser médico não deveria ser uma profissão, tão pouco um meio de sobreviver, mas uma prática talentosa de cada pessoa da sociedade que se dispusesse a exercer tal função. As causas não são combatidas, sabe por que? Porque é de custo baixíssimo. A prevenção da saúde custa pouco, mas é exatamente por isso que as autoridades não se prontificam para cuidar da saúde da sociedade, porque é pouco para desenvolver a corrupção. Ah! Mas dinheiro para o carnaval, esportes e danças, isso tem. Ainda há idiotas que ficam impressionados quando aparece um picareta na televisão falando de inclusão social, fomentando danças, lutas, esportes e carnaval como se essas coisas ajudassem realmente o cidadão a viver melhor. O problema é do caráter, não do corpo físico. As pessoas que vivem em comunidades carentes são iludidas por essas mentiras, enquanto que os jogadores de futebol, os líderes de escolas de samba e outros, são milionários. As empresas e o governo investem milhões no carnaval, enquanto que adolescentes e crianças são iludidos com pratos de comida e falsas promessas. Mas vamos ao assunto da saúde: a prevenção é saudável e eficaz. As mesmas multi nacionais que vendem agrotóxicos para o Brasil, elaboram remédios para tratar as doenças que elas, antecipadamente, sabem que irão causar na população. Com isso, ficam cada vez mais milionárias. É impressionante a reportagem que vi pelo “Globo Repórter” de um fazendeiro que usa agrotóxicos na sua plantação de morangos, mas quando recebe em casa seus amigos, oferece-lhes morangos que são comprados por ele em uma fazenda vizinha que não usa agrotóxico, mas faz o cultivo orgânico. É assim que muitas pessoas se comportam, sabem que é maléfico, mas querem se enriquecer às custas da desgraça alheia. Cuidado, cuide de sua saúde! Não acredite nas declarações demagógicas que os políticos e várias pessoas fazem. Se você for saudável, o seu corpo e a sua saúde, quem irá desfrutar é você; mas se morrer, quem morre é você. Seja inteligente, se previna contra as doenças independente do que a sociedade pensa ou faz.

Dicas para não ser enganado
Tenha bom senso e analise tudo o que ver e ouvir. Todo ingênuo é inexperiente e não tem uma mente crítica. Criticar para suspeitar mal dos outros é errado, mas criticar para se precaver de prejuízos morais, espirituais e físicos é muito importante. Sempre que alguém apresentar uma idéia ou filosofia de vida e até mesmo algum tipo de negócio aparentemente lucrativo, é necessário uma análise minuciosa para evitar conseqüências indesejáveis e prejuízos, às vezes, irreparáveis.
Aprenda a pensar. Muitas pessoas pensam que sabem pensar, mas ter liberdade de pensamento é bem diferente. Por descuido ou preguiça, temos o hábito de assimilar o que os outros falam sem analisar os pontos negativos e os positivos do assunto em questão. Pensar não é somente ver as coisas como os ostros vêem, mas é analisar cada detalhe para tirar as próprias conclusões. É preciso cuidado porque pessoas mal intencionadas podem convencer outras a pensarem e fazerem o que elas querem. Neste caso, geralmente, essas pessoas convencem através de idéias lógicas. A partir daí, iludem e engodam os outros com seus planos vantajosos somente para elas mesmas. Pense comigo: não podemos dizer que um litro d'água é o mesmo que um litro de pura energia só pelo fato da energia elétrica ser tirada da água. A questão está no processo, não na substância em si. Para que haja energia é necessário que uma certa quantidade de água seja represada e liberada gradativamente sobre uma turbina que, através dos componentes nela instalados é gerada a energia. Então, a água em si não é energia, mas, através do seu estado físico, pode produzir a mesma. Segundo pesquisas científicas, o cloreto de sódio (sal de cozinha) tem em sua composição um gás altamente venenoso e tóxico que seria letal para um ser vivo, no entanto, não podemos dizer que, por isso, não devamos comer sal. Mas esta substância maléfica só teria efeito se fosse dissociada da composição do sal. Do mesmo modo que o hidrogênio é um gás altamente explosivo, se apenas for posto em contato com o ar; entretanto, bebemos água que é extremamente necessário à sobrevivência, e é basicamente uma composição molecular de hidrogênio e oxigênio (H2O), ou seja, duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. A água não é uma substância explosiva ou inflamável pelo fato de conter hidrogênio.
Podemos tirar uma lição importante da análise que citamos anteriormente. Nem tudo que parece lógico é real. Pessoas, mídia e geralmente os políticos, usam a lógica para tirarem proveito próprio. Cuidado com supostas vantagens e ideologias aparentemente sábias e lógicas. Analise os fatos antes de tomar suas decisões.
Aprenda a ouvir. Não exponha seus pensamentos ou idéias a pessoas que você não conheça. Quando alguém não sabe o que você pensa sobre determinado assunto, não terá como planejar idéias para lhe convencer. Se alguém quiser expor algum assunto a você, aguarde em silêncio, ouça primeiro para depois tirar suas conclusões. Desta forma demonstrará ética e respeito ao interlocutor. Você não precisa dizer à pessoa que acha seus pensamentos errados ou seus conselhos absurdos, mas apenas analise e tire suas conclusões e então, decida o que fazer. Aprenda uma lição: o que é bom não é oferecido várias vezes insistentemente. Se alguém insiste de forma a lhe incomodar com suas idéias, é porque o que ela quer que você faça produzirá lucros para ela e prejuízos a você, ainda que, aparentemente, no início, pareça que você obterá algum lucro.

Como age uma pessoa capciosa
As pessoas que querem obter lucros em detrimento da vida alheia, têm os seguintes comportamentos:
1.São impostoras, sempre acham que suas idéias têm que prevalecer.
2.Têm problemas no relacionamento com outras pessoas porque querem ser o centro das atenções.
3.Criticam a tudo e a todos. Se acham sempre certos no que fazem.
4.São soberbas. Não reconhecem seus erros e sempre criam uma atmosfera de controvérsias para transferir seus erros para outrem.
5.Não são ensináveis. Não gostam de aprender nada. São “sabidões”, sabem tudo.
6.Infamam o que é bom. Mesmo que algo seja proveitoso, tais pessoas têm a habilidade para dizer que, o que é bom não presta. Só se gabam daquilo que possuem, as coisas que não possuem não têm valor algum.
7.Valorizam mais as coisas materiais do que a amizade e o relacionamento com os outros.

Tipos de sujestões subliminares ao inconsciente:
VISUAIS – É uma mensagem transmitida através de uma imagem, desenho, logotipo, etc. Minha filha, aos 3 anos de idade, via na conta telefônica o logotipo da companhia, ao darmos ênfase à conta citando o nome da empresa, ela associou o nome da empresa ao logotipo de uma forma tão perfeita, que, todas as vezes que via em qualquer lugar a imagem do logotipo, citava o nome da companhia telefônica. As propagandas em outdoor bem como os logotipos das empresas, têm como obetivo fixar no cérebro das pessoas a imagem de determinada empresa ou produto. Neste caso a mensagem é boa, desde que seja analisada e conscientizado o consumidor. Por isso é preciso ter cuidado e analisar uma propaganda, seja ela verbal, visual ou áudiovisual.
ÁUDIO – Há estórias e piadas que parecem ingênuas, mas transmitem mensagens mascaradas que sujerem algo maléfico para o cérebro. Geralmente é através da distração que as pessoas assimilam com facilidade princípios, hábitos e regras para a vida.
ÁUDIOVISUAL – É a combinação de imagem e som. Geralmente as mensagens subliminares são sujeridas a partir de filmes, novelas e desenhos animados. Um humorista da TV interpreta um personagem alcoólatra. Ao falar asneiras e coisas comuns a um embriagado, influencia os telespectadores fazendo apologia à bebida alcólica. Num desenho animado, um personagem de um animalzinho aparentemente dócil, aparece atirando para todo lado com uma arma de fogo. Será o que se passa na mente das crianças quando vê esta cena? Parece inocente isto, mas ensina princípios de forma subliminar. A criança entende que pode conseguir uma arma e sair por aí atirando em todo mundo. Ela só não o faz porque não tem uma arma, mas, de forma inconsciente, quando ele crescer, com certeza se esforçará por conseguir uma arma e atirar em alguém. Parece filme, mas, infelizmente tem acontecido este episódio na sociedade atual com conseqüências terríveis.
A mensagem subliminar audiovisual é mais eficaz pelo fato de assimilarmos até 75% (setenta e cinco por cento) daquilo que ouvimos e vimos; já o que somente ouvimos, assimilamos apenas 20% (vinte por cento). É lamentável o fato de as autoridades saberem disso, porém, não lançam mão desta técnica para aplicar a educação e ensino em todos os níveis. Fazem, mas com restrições. Por exemplo, na televisão há um telecurso do ensino fundamental e do ensino médio, porém é apresentado antes das 6:00 h, horário em que a maioria dos trabalhadores está indo para o trabalho. Se sabem que a educação é tão importante, por que não apresentam em horário considerado nobre? Ah! Esqueci-me que precisam vender os produtos após às 19:00 h, horário em que a maioria dos trabalhadores está chegando em casa, e aí precisam assistir as propagandas para continuarem consumidores e assistirem novelas. Que pena! É mais importante satisfazer a ganância da televisão e das empresas do que educar o cidadão. Cuidado! Analise bem o que você tem assistido na TV.

Como se comportar frente aos comportamentos das pessoas:
1.Conhecimento da natureza humana e seus comportamentos
Para que tenhamos habilidade no tratar com as pessoas, é necessário ter conhecimento da natureza humana. Se entender a natureza humana (sua estrutura, funcionamento físico e mental) terá melhor habilidade para se comunicar e entender as idéias e propósitos das pessoas. Entender as pessoas e a natureza humana simplesmente envolve o reconhecimento das pessoas pelo que são, não o que você pensa que elas sejam nem o que você quer que elas sejam.
O comportamento das pessoas em geral é baseado no “ego”. Elas estão interessadas primeiramente nelas mesmas, não nos outros. De um modo geral elas pensam e agem para o próprio benefício. O egoísmo faz parte da natureza humana. Abandonar os próprios interesses para beneficiar o próximo é uma exceção. O interesse em si mesmo e nas vantagens pessoais é comum do ser humano. Portanto, não se sinta constrangido ou frustrado se perceber que alguém estava batalhando pelos próprios interesses. Esta informação de que as pessoas estão interessadas nelas mesmas em primeiro lugar, possibilita a você a base na qual desenvolver o seu trabalho no relacionamento com as pessoas. Isto também proporciona poder e habilidade no tratamento com os outros. É importante saber isto pois só assim você não se frustrará quando tiver que lhe dar com situações semelhantes, porque poderá prever o que a pessoa fará e o que fazer diante das circunstâncias que o envolve. É interessante notar que, é mais importante, na maioria dos casos, fazer alguma coisa do que falar. Geralmente nossa reação de repúdio às idéias e aos comportamentos das pessoas é manifesta através de palavras. Mas, é comprovado que, para cada ação há uma reação. Portanto, devemos evitar comentar muito, pois quanto mais falamos mais as pessoas saberão o que estamos pensando. Você poderia dizer porque um advogado quando defende uma causa, não quer fazer comentários com terceiros? O caso deve ser mantido sob total sigilo para não atrapalhar as investigações (no caso de crime), e também para não atrapalhar a defesa que, se arma com técnicas e provas que podem convencer a absolver ou acusar o réu. Quando estamos em apuros, não devemos nos comportar diferente. A arma do “silêncio” é, na maioria das vezes, muito mais poderosa do que qualquer defesa. A ansiedade, pressa, desequilíbrio emocional, imaturidade, são os principais motivos pelos quais perdemos uma “causa”.
Quando determinado objetivo depender da decisão de outrem, é necessário ter paciência e não manifestar as emoções. Há momentos que as emoções nos trazem grandes prejuízos. Dependendo do caso, a falta de emoção adequada pode também produzir para a própria pessoa pontos negativos e perdas. Por exemplo, quando a pessoa sofre um dano real, não deve esconder as emoções negativas decorrentes do fato, porém, se alguém assim o faz, reproduz uma imagem insensível e sem nexo real. Assim, quando uma pessoa tiver tratando com um novo empregador, mas não manifesta nenhuma satisfação pelo emprego anterior, pode ser interpretada como uma pessoa insensível e que tenha se comportado mal com seu patrão. Por isso, o novo empregador quer saber porque foi demitido do último emprego.
Podemos usar o que descrevemos no início sobre as formas de comunicação (págs 2,3), para saber melhor o que a pessoa está expressando, para então, saber qual decisão tomar e como fazê-la.

CONCLUSÃO
O que comentamos neste estudo não é simplesmente uma ideologia ou pensamentos pessoais de quem quer que seja, mas é uma ciência explorada por várias pessoas de forma consciente ou inconsciente. O problema não está na exploração dos conhecimentos aqui mencionados, mas está no fato de pessoas mal intencionadas que querem lucrar e obter vantagens daquelas que não conhecem tal ciência. É necessário, porém, que estejamos conscientes tanto dos benefícios quanto dos malefícios que podem ser produzidos pelos meios mencionados anteriormente. É necessário que cada pessoa se empenhe em observar os programas da TV, em especial desenhos animados e novelas que, ultrapassam a simplicidade de apenas um entretenimento, mas vai além da consciência, sugerindo comportamentos, hábitos e atitudes ao inconsciente dos telespectadores. Tudo o que descrevemos aqui ocorre no dia a dia das pessoas mais simples que são maioria. E essas pessoas são exploradas através de mensagens subliminares, demagogia, inversão de valores, chantagem e ofertas aparentemente vantajosas para o público, mas que, na verdade, produzem grandes lucros para seus produtores. O pior problema é que, uma pessoa, quando convencida por determinado sistema, não percebe que está sendo iludida, e com isso, absorvendo problemas, talvez, irreversíveis à vida toda. Seja independente, tome sua própria decisão no que diz respeito ao consumo, hábitos e atitudes pessoais. Cuidado com o que seu filho está assistindo na TV.


Estas são as minhas sinceras recomendações
Pr. Samuel Silva
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