segunda-feira, 21 de setembro de 2009

HERESIAS E PARANÓIA

União de Blogueiros Evangélicos


Visite a Uniao de Blogueiros Evangelicos

Paranóia ou paranoia

(do grego antigo παράνοια, "loucura", composto de παρα-, "fora" e do tema afim a νοῦς "mente") é uma psicose que se caracteriza pelo desenvolvimento de um delírio crônico (de grandeza, de perseguição, de zelo etc.), lúcido e sistemático, dotado de uma lógica interna própria, não estando associado a alucinações. A paranóia não acarreta o deterioramento das funções psíquicas externas à atividade delirante. Estas duas últimas características a distinguem da esquizofrenia paranóide.

No indivíduo paranóico, um sistema delirante amplo e totalmente defasado da realidade pode coincidir com áreas bem conservadas da personalidade e do funcionamento social do sujeito, pelo que a repercussão da paranóia no funcionamento geral do indivíduo é muito variável - a bizarria dos comportamentos do indivíduo depende do âmbito mais ou menos restrito do sistema delirante, pois a atitude geral é coerente com as convicções e suspeitas; por exemplo, quando o delírio é amplo, integrando todos os familiares ou colegas de trabalho num conflito prejudicial ao sujeito, as suas atitudes de defesa e/ou de vingança tornam-se tão inadequadas e graves que conduzem a graves defeitos pessoais e sociais. Os conteúdos típicos dos delírios incluem a perseguição, o ciúme, o amor (erotomania) e amegalomania (crença na própria posição e poder superiores).

Ver imagem em tamanho grande

Essas características são encontradas no "inri cristo". Ele se impõe como um ser superior e chega a se identificar como se fosse o próprio Cristo Filho de Deus.

O inri cristo se exalta a si mesmo em um trono elaborado com toda pomposidade terrena e humana.

Interessante que Jesus não se fez a si mesmo rei, mas foi aclamado rei e glorificado pelo Pai, não por si mesmo. Ele disse: Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. (Jo 5.31,32).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

AUMENTE A FONTE

A+ a-

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Teólogo Pesquisador