sábado, 17 de abril de 2021

Por que não devemos citar nomes referindo-se aos demônios?

 

Por que não devemos citar nomes referindo-se aos demônios?

 

Dentre tantas dúvidas relacionadas aos espíritos e ao que é transcendental observamos o questionamento sobre os demônios. Seria procedente aos cristãos citar nomes de demônios quando se dirigirem a alguém possesso ou quando repreender um espírito maligno de uma pessoa? Não iremos discorrer muito sobre a origem dos demônios, mas precisamos de entender que eles são: espíritos enganadores (I Rs 22:22; I Tm 4:1); desprovidos de corpos e portanto, procuram entre os seres criados lugar para habitar, (Mt 8:31,32); oprimem as pessoas cujos corpos possuem, (Mc 7:25-30); podem produzir doenças físicas, (Lc 13:16). Quanto ao citar nomes, a Bíblia não dá respaldo para tal. Mesmo porque não há necessidade, visto que nomes são dados a quem tem determinada característica específica no que tange a algo significativo de honra, o que não se aplica aos demônios. Eles são tratados apenas como espíritos imundos, enganadores, mentirosos e pervertedores das doutrinas e princípios genuínos. Ademais, seria desonroso dar nomes aos demônios, já que, quem deve ter nome reconhecido são os anjos, os justos, Cristo que é sobre todo o nome e que é o Deus Supremo que merece toda honra e todo louvor.

         Provas bíblicas contra a prática

Quando Paulo recomenda aos cristãos de Corinto a evitarem a participação na mesa dos ídolos, diz que as coisas sacrificadas a ídolo são oferecidas aos demônios. Portanto, Paulo declara que, os crentes não deveriam participar da mesa do Senhor (o pão e o cálice da comunhão) e da mesa dos demônios. (I Co 10:14-22). Logo, entendemos nesse texto que os ídolos são apenas imagem do que são os demônios. Precisamos observar as recomendações quanto aos ídolos e seus nomes, dos quais não devemos fazer citações. Deus ordenou por intermédio de Moises que não citassem nomes de outros deuses,  (Êxodo 23:13) – “E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca.”  Ordenou ao povo a que desfizesse de todas as imagens dos deuses que encontrasse na terra prometida e apagasse o nome deles daquele ligar: (Deuteronômio 12:3) – “E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.” Josué quando introduziu o povo na terra prometida ordenou que não fizesse menção do nome dos deuses que ali encontraram: (Josué 23:7) – “Para que não entreis no meio destas nações que ainda ficam convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis,”.

Conclusão

Portanto, citar nomes de demônios considerando as suas obras é o mesmo que desonrar a Deus; é reverenciá-los. Devemos reconhecer apenas o nome daquele que é sobre todos. Jesus não mencionou nomes de demônios, apenas perguntou ao espírito que possuía o gadareno, e ele disse que era legião por serem muitos. Jesus ordenou que saíssem permitindo-lhes que entrassem na manada de porcos. (Mc 5:9-15). Observe que Jesus não cita nome algum ao referir-se aos demônios, mas pergunta e o espírito responde dizendo ser legião. Então, qual seria o objetivo ou fundamento de citarmos nomes de demônios quando nos dirigirmos a pessoas possessas? Apenas estaríamos honrando os demônios reconhecendo-os como alguém capaz de ter um nome ou ser significativo. Lembre-se: Jesus já triunfou sobre todos os principados e potestades, (Cl 2:15); toda a obra do Diabo foi desfeita quando Jesus ressuscitou. Agora, o que precisamos é de crer e exercer a fé quando ordenamos que qualquer pessoa seja liberta de possessão demoníaca pelo nome de Jesus. Que você possa entender que o nome de Jesus é sobre todo o nome e que, não há outro nome acima dele e, qualquer  referência a nomes atribuídos aos demônios são enganos para nos influenciar a confessarmos o mal, a considerar os espíritos malignos como seres de importante significado para nós, quando na verdade estão todos submetidos ao domínio de Cristo e de sua Igreja. Observe que Jesus disse: EM MEU NOME expulsarão os demônios (Mc 16:17,18). Portanto, o nome de Jesus é sobremodo excelente e importante que nem devemos atentar para a atribuição de quaisquer nomes dados aos espíritos malignos. Não nos importa o nome dos demônios, o que precisamos saber e reconhecer é o nome acima de todos os nomes, no céu, na terra e debaixo da terra.

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

AUMENTE A FONTE

A+ a-

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Teólogo Pesquisador