quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O inferno e Lago de Fogo é a mesma coisa?


O inferno e o lago de fogo são lugares completamente distintos. Há uma interpretação errônea quanto esses dois lugares por parte de pessoas ingênuas e leigas. Por questões de hábitos religiosos, a palavra "inferno" tem virado um chavão. Essa palavra se tornou algo tão comum entre os crente que, como ocorre com outras palavras, seus legítimos significados literais se perdem no decorrer do tempo e por falta de uma genuína interpretação. Vamos ao significado real da palavra: Uma palavra antiga, principalmente se tratando da Bíblia, deve ser pesquisado o seu significado literal nos tempos em que ela era usada. Segundo as regras de interpretação, as palavras literais mudam seu significado no decorrer dos tempos. Já os símbolos não, eles continuam tendo os mesmos significados de quando foram descritos. Nos tempos histórico da Bíblia a maioria das palavras tinham sentidos e significados diferentes dos tempos hodiernos. No caso específico das palavras inferno e o lago de fogo, vamos estudá-las separadamente porque são distintas, não significam a mesma coisa. Inferno - Essa palavra vem de duas raízes idiomáticas: hebraico "sheol"; grego "hades". Nos dois idiomas o significado é o mesmo: habitação das almas dos mortos. A origem do termo inferno é latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior". Na mitologia grega "hades" é o deus dos infernos, chefe da habitação dos mortos Qual é então o sentido bíblico da palavra inferno? Há textos bíblicos onde a mesma palavra tem conotações diferentes. O mesmo ocorre com as palavras: "mundo, século, amor, etc"... O inferno propriamente dito é o lugar onde jaz as almas de todos os mortos, como apresenta a história narrada por Jesus em Lucas 16.19-31; porém, havia um abismo que separava os salvos dos ímpios. Quando Jesus ressuscitou, levou com ele as almas dos que estavam cativos no seio de Abraão. Agora, os que morrem em Cristo, estão presentes com Ele. Entretanto, a diferença entre o inferno (hades, sheol) do lago de fogo (Geena), é que, as almas dos que morrem com Cristo estão aguardando a redenção do corpo ( o inferno é apenas a habitação das almas dos que morreram e aguardam a ressurreição para o julgamento e redenção do corpo: (Romanos 8:23) - E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porém, os ímpios aguardam o julgamento e consequente condenação eterna, os quais serão lançados no "lago de fogo". Aqui está a diferença, pois o Apocalipse registra que a morte e o inferno (hades, sheol), habitação da almas dos mortos, serão lançados no lago de fogo: (Apocalipse 20:14) - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Portanto, o inferno que é a habitação das almas dos mortos deixará de existir na terra, pois tanto a morte como a sua habitação (sheol, hades, inferno) serão lançados fora da terra, no lago de fogo, assim como o lixo era queimado fora dos muros de Jerusalém Geena (do hebraico גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl. Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale de Hinom") é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado. Atualmente é conhecido como Uádi er-Rababi. Esta palavra grega surge doze vezes no texto bíblico, nos seguintes locais: • Mateus 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33 • Marcos 9:43, 45, 47 • Lucas 12:5 • Tiago 3:6 Geena refere-se ao vale de Hinom, fora das muralhas de Jerusalém. Este vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Jesus usou este vale como símbolo da destruição eterna. (Marcos 9:44) -" Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga". O VALE DE HINOM ATUALMENTE (GEENA) O Lago de fogo e exofre do qual Jesus se refere, era uma alusão a esse vale que era utilizado para queimar o lixo da Cidade, e que, para que o fogo não se apagasse, era usado enxofre, dando sentido assim ao castigo eterno dos ímpios onde sofrerão eternamente. Infelizmente os crente usam os termos erroneamente , pois não há uma definição correta dos termos. Um é o lago de fogo, outro é o inferno como já descrevemos anteriormente.

15 comentários:

  1. "....(sheol, hades, inferno) serão lançados fora da terra, no lago de fogo,...". Significa que o inferno(sheol) está na terra, em que lugar da terra? Não estou fazendo uma pergunta no sentido capcioso; gostaria, mesmo, de entender este ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as Escrituras somente afirmam a existência da habitação das almas dos mortos, mas a sua localização não informa. Até mesmo por duas razões: 1ª Não nos traz nenhuma edificação espiritual; 2ª Deus ocultou isso ao homem por razões de sua má conduta moral e espiritual proibindo expressamente a tentativa de ter acesso aos mortos. “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre...” Deuteronômio 29:29; "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, NEM QUEM CONSULTE OS MORTOS;" Deuteronômio 18:10,11. Ademais, podemos pesquisar mais profundamente este assunto, mas quaisquer pesquisas será limitada e inútil para o enriquecimento espiritual. Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Amigos, Inferno (Hades ou Sheol) e a "condiçao" ( nao lugar) da alma sem o corpo, e , Morte e a "condiçao" do Corpo sem a alma. Portanto, quando lemos que a Morte e o Inferno foram lançados no Lago de Fogo (destino final de todos incredulos), nao pode ser um "lugar" que esta sendo lançado, mas, sim o corpo e a alma do incredulo que foi lançado naquele lugar. E, quanto ao salvo em Cristo, quando dormem, sua alma\espirito vai de imediato, habitar com o Senhor no Ceu ( 2Cor.5:6-8), portanto, nao passara pelo Hades. Simples assim. Espero ter ajudado. Maranatha !!!

      Excluir
  2. Está curiosidade a respeito da diferença do fogo do inferno e o lago de fogo a muito tempo sonda meus pensamentos. hoje sei que há uma grande diferença entre eles. O inferno não é apenas um lugar onde fica as almas dos que já morreram, sendo assim não haveria diferença de destino entre os bons e os maus, todos iriam para o inferno. Adiantou então, ao homem bom fazer o bem se ele tem o mesmo destino do homem mal. Em Lucas 16.v23 diz: E no inferno ergueu os olhos, estando em tormentos e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. (logo, o inferno seria um lugar de tormentos!) no v24 E, clamando, disse Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. ( logo o inferno é cercado por chama, em outras palavra fogo). seria o caso que lázaro também estaria em tormentos, já que ele está no inferno COMO DIZ O TEU PARECER! Em Apocalipse 20.v14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo (se o inferno é um lugar de tormentos para onde vai as almas dos homens que morreram em pecados. oque será então o lago de fogo, onde o inferno será lançado?)

    ResponderExcluir
  3. Está curiosidade a respeito da diferença do fogo do inferno e o lago de fogo a muito tempo sonda meus pensamentos. hoje sei que há uma grande diferença entre eles. O inferno não é apenas um lugar onde fica as almas dos que já morreram, sendo assim não haveria diferença de destino entre os bons e os maus, todos iriam para o inferno. Adiantou então, ao homem bom fazer o bem se ele tem o mesmo destino do homem mal. Em Lucas 16.v23 diz: E no inferno ergueu os olhos, estando em tormentos e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. (logo, o inferno seria um lugar de tormentos!) no v24 E, clamando, disse Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. ( logo o inferno é cercado por chama, em outras palavra fogo). seria o caso que lázaro também estaria em tormentos, já que ele está no inferno COMO DIZ O TEU PARECER! Em Apocalipse 20.v14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo (se o inferno é um lugar de tormentos para onde vai as almas dos homens que morreram em pecados. oque será então o lago de fogo, onde o inferno será lançado?)

    ResponderExcluir
  4. Se os que morrem ja estão com Jesus , desfrutando do paraíso Para que servira a ressurreição ?? Qual o sentido da ressurreição ?? Jesus vai bater nas costas do pessoal que ta no paraíso e dizer ". Pessoal desce lá na terra é rapidinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 Tessalonicenses 4:16

      Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

      Excluir
    2. Temos que ressuscitar para nos completa diante de Deus com corpo alma e espírito pois salvos no céu sem o corpo está incompleto tendo em vista que somos tricotomicos

      Excluir
  5. Está curiosidade a respeito da diferença do fogo do inferno e o lago de fogo a muito tempo sonda meus pensamentos. hoje sei que há uma grande diferença entre eles. O inferno não é apenas um lugar onde fica as almas dos que já morreram, sendo assim não haveria diferença de destino entre os bons e os maus, todos iriam para o inferno. Adiantou então, ao homem bom fazer o bem se ele tem o mesmo destino do homem mal. Em Lucas 16.v23 diz: E no inferno ergueu os olhos, estando em tormentos e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. (logo, o inferno seria um lugar de tormentos!) no v24 E, clamando, disse Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. ( logo o inferno é cercado por chama, em outras palavra fogo). seria o caso que lázaro também estaria em tormentos, já que ele está no inferno COMO DIZ O TEU PARECER! Em Apocalipse 20.v14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo (se o inferno é um lugar de tormentos para onde vai as almas dos homens que morreram em pecados. oque será então o lago de fogo, onde o inferno será lançado?)

    ResponderExcluir
  6. se Jesus Cristo falou ao ladrao da cruz que ele estaria com ele no paraiso ,como assim todos estao no mesmo lugar , no inferno ?

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que o inferno seja a sepultura, porque como vocês explicam Apocalipse 20:14? Não seria o inferno a sepultura e o lago de fogo o tormento eterno? Porque todos nós seremos julgados, não teria lógica a pessoa que morre sem o arrependimento sincero sofrer no fogo depois ser julgada pra sofrer de novo não acham?

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma dúvida: na tradição cristã é evidenciado os demônios torturando os espíritos dos condenados. De onde se infere ISSO? Porque busquei na bíblia e não achei algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é a romantização da condenação eterna. Os ímpios não sofrerão torturas por parte dos demônios, mas o sofrimento será executado pelo juízo divino.

      Excluir
  9. Então inferno e lago de fogo, são diferentes?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

AUMENTE A FONTE

A+ a-

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Teólogo Pesquisador