segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Interpretação Bíblica


Visite a Uniao de Blogueiros Evangelicos



COMO ESTUDAR A BÍBLIA
O professor precisa conhecer a Bíblia a fim de poder ensiná-la com eficácia. Nosso objetivo é ajudar o professor a tornar-se um melhor estudante da Bíblia. Para isso, examinaremos métodos, etapas e diretrizes para interpretação.
Há os que acham desnecessário o estudo sistemático das Escrituras. Acreditam que o Espírito Santo irá iluminá-los para que aprendam o que for preciso. O único uso que fazem da Bíblia é o devocional. Esta atitude desvaloriza o papel do Espírito Santo, que, parece incentivar a preguiça no crente, lhe dando tudo o que necessita sem que para isso tenha de fazer esforço algum.
A própria Bíblia nos aconselha a estudá-la a fim de não nos sentirmos confusos, mas aptos a interpretá-la corretamente, empregando-a de modo correto.
Há duas maneiras de fazer-se um estudo bíblico: a dedutiva e a indutiva. O estudo dedutivo é aquele que começa com uma idéia ou doutrina, e então busca na Bíblia o necessário apoio para ela. O estudo indutivo, explicado de um modo simples, firma-se primeiro no estudo, permitindo à Bíblia que fale de modo objetivo., e então as conclusões fluem normalmente. O estudo dedutivo é bom para certos casos. Entretanto, é preferível o indutivo.
Métodos de estudo indutivo:
1.Método biográfico – analisa-se a vida de um personagem da Bíblia, para extrair lições e princípios espirituais dela.
2.Método tópico – é a pesquisa de um assunto, tema, idéia ou conceito, para tirar conclusões sobre determinado assunto.
3.Método comparativo – compara uma passagem bíblica com outra. Um exemplo são as passagens dos quatro Evangelhos que repetem a narração de vários incidentes de formas diferentes, sendo que um dá detalhes que o outro não informa.
4.Método histórico – questiona a narrativa histórica, como: porque, onde, de que forma, e o quê, determinando assim, o contexto e a razão do fato, esclarecendo o fundamento de princípios implícitos no caso.
5.Método sintético – é o estudo da Bíblia como um todo. É chamado “método de estudo da Bíblia como um livro”. Este método é identificado quando alguém expõe um assunto dizendo: ”a Bíblia diz”.
Esses métodos devem sempre ser observados à luz da Bíblia.
Para ter resultado no estudo da Bíblia, é necessário que ocorra os seguintes processos:
1.Observação. A passagem bíblica deve ser lida com cuidado, observando –se os pontos principais, os personagens, os acontecimentos, significado de palavras, etc.
2.Interpretação. É a análise do assunto buscando entender o que quis dizer o autor. Quando fazemos isso, estamos interpretando o texto. Para fazermos uma correta interpretação e chegarmos mais próximo do pensamento do escritor, é necessário fazer as responder às seguintes perguntas: por que o autor está dizendo isto? O que significaram esses termos para os primeiros leitores? Qual teria sido a impressão causada naqueles que a ouviram pela primeira vez? Para se ter as respostas adequadas a essa perguntas é necessário lançar mão de meios auxiliares que daremos posteriormente.
3.Avaliação. Analisa os postulados de uma passagem para determinar qual das verdades é para todos os tempos, portanto, de valor contemporâneo. A avaliação permite-nos determinar as diferenças entre as passagens de aplicação local e as de uso geral, contemporânea e de época específica.
4.Aplicação. É a prática das doutrinas cristãs à vida do estudioso da Bíblia. O estudo bíblico nada significa até que praticamos a verdade bíblica. Estudar a Bíblia para obter mero conhecimento e ostentar-se como sabedor desta ou daquela questão, é arrogância e hipocrisia. A Bíblia só tem pleno valor para o estudioso quando aplica os princípios à sua própria vida.
5.Correlação. Compara a verdade aprendida com outras verdades reveladas na Bíblia. Este é o processo teológico. Para isso é necessário aplicar os princípios da hermenêutica (ciência que estuda a interpretação da Bíblia). A hermenêutica compreende regras, princípios e métodos de estudo com a finalidade de se alcançar o significado exato do texto bíblico.
Por que temos que estudar a hermenêutica?
a)A Bíblia foi escrita em idiomas diferentes do nosso, por isso precisamos de traduzir significados de palavras que, quando foram escritas tiveram sentido específico.
b)Os costumes orientais, direitos civis e usos eram diferentes, por isso tem de ser estudados para se obter conhecimento dos fatos e entender o porque da mensagem.
c)A aplicação de mensagens que foram dirigidas especificamente a um grupo de pessoas, devem ser analisadas com cuidado para não haver incoerência.
d)A Bíblia foi escrita usando dois tipos de linguagem: a figurada e a literal. A linguagem figurada usa meios de expressão que vão além da realidade. São declarações que procuram expressar o significado de algo que o linguajar comum limitaria o entendimento. Por exemplo: “o homem tornou-se como um de nós”, Gn 3.22. Na verdade, o homem não se tornou como Deus, pois havia pecado, mas esta expressão é uma ironia. O professor deve orientar aos alunos para não cometerem o erro de interpretar tudo como está escrito, pois poderá assimilar o que a Bíblia não diz. A linguagem literal é como está escrito. Por exemplo: Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Gn 4.8.

As falhas no estudo da Bíblia
Falha em estudar o contexto. Parece haver contradição entre I Coríntios 6.9 e Mateus 21.31. O primeiro texto diz que os injustos não herdarão o reino de Deus. O segundo diz que publicanos e meretrizes entrarão no reino dos céus. Mas o contexto desta última passagem revela que tais pessoas creram no evangelho e se arrependeram, por isso entram no reino dos céus, Mt 21.28-32.
Falha em compreender o que diz o contexto. Alguns afirmam que a Bíblia diz que o dinheiro é a raiz de todos os males. Mas o texto bíblico diz que o problema é o AMOR ao dinheiro, e não o dinheiro em si, I Tm 6.10.
Falha em compreender os costumes da época. Quando Jesus proibiu aos discípulos de cumprimentarem alguém pelo caminho, não era uma falta de cortesia, mas, uma saudação naqueles dias não era um simples “olá!” ou “até logo!”. Requeria uma longa conversa e, muitas vezes, considerável tempo à mesa. Pela urgência da missão dos discípulos, deveriam evitar tal atraso.
Falha em perceber o ponto de vista do escritor bíblico. Parece que Tiago contradiz a fé quando defende as obras. Porém, ele se refere à evidência da fé, não que as obras produzam algo substancial para a salvação, mas que, se cremos, provavelmente agimos mediante a fé. Se a fé for viva, produzirá algo vivo, eficaz e se evidenciará através de fatos, não somente de palavras, o que afirma também João, I Jo 3.18.

Informações auxiliares no estudo da Bíblia
O estudante da Bíblia deve lançar mão de uma variedade de informações auxiliares ao estudo bíblico. Damos algumas sugestões de informações úteis no estudo da Bíblia:
1.Usar várias versões da Bíblia, para fazer comparações e ter maior desempenho na interpretação.
2.Usar dicionários bíblicos que forneçam informações sobre pessoas, lugares e demais dados bíblicos.
3.Usar uma concordância bíblica, a fim de localizar passagens relacionadas.
4.Usar comentários que ajudem a explicar detalhadamente as passagens.
5.Usar um atlas bíblico para melhor compreender a geografia da época.
6.Usar um índice temático para localizar passagens das Escrituras pertencentes a determinado tema.
7.Pode-se também lançar mão de livros de doutrina, de teologia, história da Igreja, livros que falem dos usos e costumes dos tempos bíblicos, história das civilizações, e muitos outros. Toda a ajuda extra só contribuirá para melhorar a qualidade das aulas, tornando-as mais interessantes e mais significativas.
O PROFESSOR
1.O professor e sua preparação
O professor deve se preparar para ensinar. A Bíblia diz que aquele que ensina deve dedicar-se ao ensino, Rm 12.7. O ensino deve ser também um aprendizado diário do professor. Pesquisas, análises, orientações e revelação divina deve ser um hábito da vida de quem ensina. Aquele que pensa que sabe e não procura aprender mais, não sabe o que deve saber, I Co 8.2.
Aquele que é chamado por Deus para ensinar reconhece a sua chamada com humildade, e Deus não o chama sem capacitá-lo. Veja os exemplos:
Abraão, Deus o chamou capacitando-o pela provação do sacrifício pela fé,
Moisés, ao ser chamado tinha sido preparado em toda cultura egípcia, e isso predeterminado pelo próprio Deus, At 7.22.
Josué, instruído por Moisés e acompanhando o povo em todas as experiências que o seguiam, introduziu o povo na terra prometida,
Davi, aprendeu com as experiências da vida, o que deveria praticar para o bem do povo de Deus, I Sm 13.14; At 13.22.
Salomão, para liderar o povo, pediu sabedoria a Deus que lhe deu sem medida, II Cr 1.10-12.
Todos os profetas, sacerdotes, reis, juízes e apóstolos foram capacitados por Deus para cumprirem as respectivas ordens dadas por Ele em sua obra. Nem mesmo Cristo escapara da preparação através do trabalho e exercícios práticos para a capacitação humana, Is 53.3; Hb 5.5-9.
A preparação do professor abrange as seguintes áreas:
a)Secular – é importante que haja o preparo secular, pois no mundo onde há avanço da tecnologia e da ciência, deve-se conhecê-las para agir de forma a encontrar respaldo para o ensino bíblico. E o professor só conseguirá se tiver conhecimento das matérias seculares. Por exemplo: um professor, cujo conhecimento de português, matemática, geografia, história, entre outras matéria importantes, é escasso, terá grandes dificuldades em lecionar quaisquer matérias aos alunos. Não adianta dizer que o Espírito ensina no momento da aula, somos seres criados com capacidades extraordinárias na área do raciocínio, mas essas capacidades têm de ser exercitadas, do contrário são inúteis.
b)Social – o professor deve ter em mente a sociabilidade dos alunos e não somente o fato de ser professor. Não se deve considerar superior aos alunos mas compartilhar com eles as experiências do aprendizado e transmitir confiança de forma agradável.
c)Espiritual – a meditação, oração e devoção pessoal deve fazer parte da preparação do professor. Quem ensina a Bíblia deve entendê-la de forma espiritual e ter comunhão com Deus. Não se deve ensinar as Escrituras como mera teoria, mas reconhecer a necessidade de relacionamento com o Deus da Bíblia. Ninguém melhor para dar orientação legítima da Palavra de Deus do que Ele mesmo.
PLANEJAMENTO DA AULA
A aula, para ser bem desenvolvida com aproveitamento, deve de ser planejada. O professor não deve entrar na sala de aula apenas para lecionar uma matéria, mas ter o planejamento de como fazê-lo, como desenvolver a aula, o que falar, como falar, e até mesmo conhecer os alunos. Para isso, o professor, deve, antecipadamente preparar a matéria e o material de ensino.
A aula é planejada da seguinte forma:
1.Tema
É imprescindível a elaboração do tema da aula. Uma aula bem elaborada tem probabilidades maiores de assimilação dos alunos. Há aulas que, antecipadamente já têm temas preparados, como é o caso de revistas de Escolas Dominicais. Porém, o professor deve estudar o tema com mais profundidade. As revistas comumente usadas nas EBD trás um esboço para o desenvolvimento da lição, porém, não se deve ater apenas ao esboço mas desenvolvê-lo.
2.Objetivo
A aula deve ter um objetivo, um lugar onde se quer chegar. Uma aula sem objetivo é como caminhar sem saber onde se quer chegar.

União de Blogueiros Evangélicos




5 comentários:

  1. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  2. (2PE.1.2.) – A graça e a paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, Nosso Senhor: Muito obrigado! Assim formalizo a nossa eterna gratidão, a todos os Homens de bom senso, e a todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO AMOR”, e que já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o Todo-Poderoso tem feito aos futuros Cristãos, através do Espírito Santo.

    Aqueles que recorreram “A Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a realidade da herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei Cristã, recompondo a literatura bíblica para consumarmos as profecias, conforme já tem sido mostrado, assim:

    (ÊX) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JÁCÓ NO EGITO: Estas 60 letras e estes 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS: Estas 26 letras e 3 sinais, dizem que: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.20.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO. (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  3. O ALTISSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:
    (JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (JÓ.9.19) Se se trata da força do Poderoso, ele dirá: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
    (LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.5811) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra: (1CO.9.3) – A minha defesa perante os que me interpelam é esta: É o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais desta parábola:

    (NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:

    (MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:

    E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.

    (GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.(HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei.(MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.

    ResponderExcluir
  4. DE REPENTE REAPARECE O ELO ESPIRITUAL QUE RELIGA O CÉU E A TERRA, QUE JÁ CONGREGA OS IRMÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO, QUE JÁ ESTÁ CRIANDO A VERDADEIRA RELIGIÃO CRISTÃ:

    (SL.66.16) Vinde, ouvi, todos vós que temeis à Deus, e vos contarei o que Ele tem feito por minha alma: Na verdade, o nosso Criador já consagrou essa Criatura louca, que se auto-criou como o primeiro elo espiritual de Deus da nova era%D, pelo poder da sua fé consciente, e que vem agindo como tal para religar o céu e a terra, para unir os irmãos espirituais em Cristo, trabalhando na obra comum da criação da nossa futura terra:
    Com 60 letras e 6 sinais os Profetas escreveram na Bíblia:

    (2SM) O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL: DAVI RECEBE A NOTICIA DA DERROTA E MORTE DE SAUL:

    Com estes mesmos caracteres escreveram na Bibliogênese:

    DEUS TEM SEU ELO DE VERDADE NA VIDA: ARNALDO RIBEIRO AGE E LUTA COMO CRISTO:

    Agora eu também já formalizo esta Convocação Divina, recompondo as 48 letras e os 5 sinais deste título bíblico, assim:

    (LM)-LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: JERUSALÉM, DESTRUIDA E DESOLADA:

    Irmãs e Irmãos de fé:

    SEJAM ÈLOS DE MIM NA TERRA, SERÃO LEALDADE E JUSTIÇA DE DEUS:

    (MT.25.37) Então perguntarão os Justos: Até quando os manipuladores da mídia se comportarão como cegos, surdos e mudos, ante à incontestável presença de Jesus Cristo entre nós, a despeito das evidências expostas na internet? Até quando privarão o grande público desse saber viver em Cristo, perpetuando a ignorância, a exploração desavergonhada, e o sofrimento do nosso povo? (1CO.1.20)-Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?(JÓ.19.7) - Eis que clamo: Violência! Mas não sou ouvido: Grito: Socorro! Porém não há Justiça! (JÓ.21.14) - E são estes os que disseram è Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos: (JÓ.30.29) Sou irmão de chacais e companheiro de avestruzes, (1PE.4.5) - os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos! (LC.11.17) E sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: (MT.17.17) - Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vós sofrerei? (LC.5.3) - Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome: Ai de vós os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar: (JR.2.29) - Por que contendeis comigo? (LC.825) - Onde está a vossa fé?

    ResponderExcluir
  5. A LUZ DE CRISTO DISSIPA AS TREVAS DA CRIAÇÃO DIVINA, LIBERTANDO EX-ESCRAVOS DA ESCURIDÃO, E O TEMPO DAS ADVINHAÇÕES BIBLICAS E DOS ENGANADORES DO POVO DE ISRAEL, JÁ PASSOU:
    (IS.1.2) – Ouvi, ó céus, e daí ouvidos, ó terra; porque é o Senhor quem fala: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (RM.2.24) – pois, como está escrito, (2SML.23.2) – o Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua; (2SML.22.23) – porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei: (MC.11.22) – Tende fé em Deus, (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o homem, durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (MT.7.23) – Então lhes direi explicitamente: EZ.12.28) – Não será retardada nenhuma das minhas palavras, e a palavra que falar se cumprirá: (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (EZ.12.24) – porque Já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira no meio da casa de Israel: (MT.21.42) – Portanto vos digo: Agora já sabei ensinar que, ao recompormos a literatura bíblica, podemos dissipar as trevas da criação divina, e expor aos olhos dos justos os feitores das obras do diabo, assim:
    O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)
    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)

    (Matéria transcrita da página 138 de “A Bibliogênese de Israel”)

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

AUMENTE A FONTE

A+ a-

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Teólogo Pesquisador